MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: LITERATURA PORTUGUESA I
Curso: LETRAS LINGUA PORTUGUESA/LITERATURA - LIC./CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10225536
Período: 20231
Turma: LL
Unidade Ofertante: Instituto de Linguagens
Carga Horária Teórica: 144 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 144 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DIEGO DA CRUZ
Status:
Homologado
Justificativa
Os diversos teóricos que se dedicaram a estudar a literatura portuguesa desenvolvem de maneira cronológica e estética a importância da formação da língua portuguesa nas diversas expressões literárias, que conformaram a literatura portuguesa tanto no período da Idade Média quanto no curso do que eles convencionaram chamar de “Época clássica” e, ainda, na era do Modernismo. É bem verdade que as linhas que circunscrevem as delimitações periódicas literárias são imaginárias, servindo apenas como terra firme para fincarmos nossas incertezas e meio seguro para caminharmos em chão seguro. Diante disso, devido a importância que a língua portuguesa teve tanto na formação de Portugal como Estado e das manifestações literárias que mostram o evoluir da linguagem como uma entidade viva que se transforma e muda em concordância com os aspectos sociais, culturais e históricos, é fundamental que os alunos compreendam como as diversas e plurais expressões e manifestações artísticas, vinculadas com a linguagem, estabeleceram e ainda estabelecem a conformação de uma identidade e de uma expressão artística que dialoga com outros tipos de manifestações criadas para além das fronteiras portuguesas, tais como o Brasil e, num aspecto mais amplo, a América-Latina.
Objetivo Geral
Estudar e conhecer a Literatura Portuguesa dos períodos mencionados na ementa, através de várias fontes literárias e históricas. Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Romantismo, articulando as obras com o contexto sociocultural do qual fazem parte. Explorar a leitura e o senso crítico nas abordagens da História Social da Literatura Portuguesa, através do estudo comparado de textos literários de autores do Medievalismo, do Barroco, do Classicismo e do Romantismo com textos literários de autores modernos amparados por textos da crítica, bem como do diálogo comparatista possível com as expressões literárias criadas no Brasil e em outros espaços, como por exemplo, em África.
Objetivos Específicos
- Levar os alunos a conhecer criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo, do Barroco, do Arcadismo e Romantismo português;
- Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sociocultural em que estão inseridas;
- Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes dinamizadores da tradição literária portuguesa;
- Ler os textos mais representativos de cada período estudado, percebendo a visão de mundo e de homem que cada época propõe.
- Realizar análises sob a ótica do comparatismo entre obras portuguesas e outras manifestações literárias do Brasil e de outros países;
- Realizar um estudo comparado entre a produção da 1a Época Medieval, da 2a Época Medieval e do Renascimento/Classicismo/Barroco/Arcadismo/Romantismo com textos modernos e contemporâneos de Portugal, do Brasil e países africanos de língua portuguesa que sofreram influências de outras literaturas ou com as mesmas mantenham relações de intertextualidade.
Metodologia
A metodologia utilizada nas aula está assentada na proposta de aula expositiva dialogada com participação dos alunos nas discussões teóricas e literárias. Desse modo, a aula seguirá o modelo de exposição oral por parte do professor com apresentação e retomada dos conteúdos sempre que o conteúdo avançar, estabelecendo diálogos entre as aulas anteriores e as próximas. A metodologia ainda comporta: apresentação do conteúdo teórico correlacionado ao tema da aula, abordagem exemplificativa a partir de fragmentos ou trechos de obras selecionadas, correlação entre literatura e mundo real (história), discussão de questões levantadas ao longo da aula, instrução de atividades e/ou próximas leituras. Dado o caráter humanístico da disciplina, ao longo do processo de ensino, em caso de necessidade, podem ocorrer alterações metodológicas pontuais com fins de tornar a aula mais inclusiva e acessível a todos os alunos.
Avaliação
A Avaliação se dará de forma constante e poderá ser dividida da seguinte forma:
1. Assiduidade nas aulas presenciais;
2. Seminários temáticos;
3. A participação ativa dos alunos;
4. Relatórios e produções criativas;
A nota final será a soma de todas as avaliações (trabalhos, produções, provas e etc.) divididas pelo número de atividades. Assim, se os alunos forem avaliados com 4 notas, a média final será da seguinte forma: nota 1 + nota 2 + nota 3+ nota 4 / 4. O cálculo em questão leva em consideração a média aritmética simples.
As atividades possuem o mesmo peso avaliativo e terão valor de 0 a 10,0.
Obs. As atividades serão avaliadas a partir de critérios objetivos e, sempre que possível, contarão com o feedback do professor. Os alunos, quando realizem atividades extraclasse deverão tomar todos os cuidados para que suas produções sejam autorias e seguindo os melhores critérios acadêmicos, quando necessário. Quando constatado pelo professor qualquer traço de plágio, o trabalho avaliativo receberá nota 0.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Informações Adicionais
I. A bibliografia complementar será definida pelo professor da disciplina, em diálogo com a atualização das referências na área. II. As atividades do cronograma podem sofrer alterações de acordo com as necessidades da turma ou se se verificar a necessidade de ajustamento da programação para atender a atividades complementares.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso