MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: LITERATURA PORTUGUESA I
Curso: LETRAS LINGUA PORTUGUESA/LITERATURA - LIC./CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10225536   Período: 20231   Turma: LL
Unidade Ofertante: Instituto de Linguagens
Carga Horária Teórica: 144 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 144 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DIEGO DA CRUZ

Status: Homologado

Ementa

Justificativa

Os diversos teóricos que se dedicaram a estudar a literatura portuguesa desenvolvem de maneira cronológica e estética a importância da formação da língua portuguesa nas diversas expressões literárias, que conformaram a literatura portuguesa tanto no período da Idade Média quanto no curso do que eles convencionaram chamar de “Época clássica” e, ainda, na era do Modernismo. É bem verdade que as linhas que circunscrevem as delimitações periódicas literárias são imaginárias, servindo apenas como terra firme para fincarmos nossas incertezas e meio seguro para caminharmos em chão seguro. Diante disso, devido a importância que a língua portuguesa teve tanto na formação de Portugal como Estado e das manifestações literárias que mostram o evoluir da linguagem como uma entidade viva que se transforma e muda em concordância com os aspectos sociais, culturais e históricos, é fundamental que os alunos compreendam como as diversas e plurais expressões e manifestações artísticas, vinculadas com a linguagem, estabeleceram e ainda estabelecem a conformação de uma identidade e de uma expressão artística que dialoga com outros tipos de manifestações criadas para além das fronteiras portuguesas, tais como o Brasil e, num aspecto mais amplo, a América-Latina.

Objetivo Geral

Estudar e conhecer a Literatura Portuguesa dos períodos mencionados na ementa, através de várias fontes literárias e históricas. Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Romantismo, articulando as obras com o contexto sociocultural do qual fazem parte. Explorar a leitura e o senso crítico nas abordagens da História Social da Literatura Portuguesa, através do estudo comparado de textos literários de autores do Medievalismo, do Barroco, do Classicismo e do Romantismo com textos literários de autores modernos amparados por textos da crítica, bem como do diálogo comparatista possível com as expressões literárias criadas no Brasil e em outros espaços, como por exemplo, em África.

Objetivos Específicos

- Levar os alunos a conhecer criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo, do Barroco, do Arcadismo e Romantismo português; - Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sociocultural em que estão inseridas; - Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes dinamizadores da tradição literária portuguesa; - Ler os textos mais representativos de cada período estudado, percebendo a visão de mundo e de homem que cada época propõe. - Realizar análises sob a ótica do comparatismo entre obras portuguesas e outras manifestações literárias do Brasil e de outros países; - Realizar um estudo comparado entre a produção da 1a Época Medieval, da 2a Época Medieval e do Renascimento/Classicismo/Barroco/Arcadismo/Romantismo com textos modernos e contemporâneos de Portugal, do Brasil e países africanos de língua portuguesa que sofreram influências de outras literaturas ou com as mesmas mantenham relações de intertextualidade.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia utilizada nas aula está assentada na proposta de aula expositiva dialogada com participação dos alunos nas discussões teóricas e literárias. Desse modo, a aula seguirá o modelo de exposição oral por parte do professor com apresentação e retomada dos conteúdos sempre que o conteúdo avançar, estabelecendo diálogos entre as aulas anteriores e as próximas. A metodologia ainda comporta: apresentação do conteúdo teórico correlacionado ao tema da aula, abordagem exemplificativa a partir de fragmentos ou trechos de obras selecionadas, correlação entre literatura e mundo real (história), discussão de questões levantadas ao longo da aula, instrução de atividades e/ou próximas leituras. Dado o caráter humanístico da disciplina, ao longo do processo de ensino, em caso de necessidade, podem ocorrer alterações metodológicas pontuais com fins de tornar a aula mais inclusiva e acessível a todos os alunos.

Avaliação

A Avaliação se dará de forma constante e poderá ser dividida da seguinte forma: 1. Assiduidade nas aulas presenciais; 2. Seminários temáticos; 3. A participação ativa dos alunos; 4. Relatórios e produções criativas; A nota final será a soma de todas as avaliações (trabalhos, produções, provas e etc.) divididas pelo número de atividades. Assim, se os alunos forem avaliados com 4 notas, a média final será da seguinte forma: nota 1 + nota 2 + nota 3+ nota 4 / 4. O cálculo em questão leva em consideração a média aritmética simples. As atividades possuem o mesmo peso avaliativo e terão valor de 0 a 10,0. Obs. As atividades serão avaliadas a partir de critérios objetivos e, sempre que possível, contarão com o feedback do professor. Os alunos, quando realizem atividades extraclasse deverão tomar todos os cuidados para que suas produções sejam autorias e seguindo os melhores critérios acadêmicos, quando necessário. Quando constatado pelo professor qualquer traço de plágio, o trabalho avaliativo receberá nota 0.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

I. A bibliografia complementar será definida pelo professor da disciplina, em diálogo com a atualização das referências na área. II. As atividades do cronograma podem sofrer alterações de acordo com as necessidades da turma ou se se verificar a necessidade de ajustamento da programação para atender a atividades complementares.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso