MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: LINGUA INGLESA III
Curso: LETRAS LINGUA PORTUGUESA/INGLESA - LIC./CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10225749
Período: 20221
Turma: LI
Unidade Ofertante: Instituto de Linguagens
Carga Horária Teórica: 72 horas
Carga Horária Prática: 72 horas
Carga Horária Total: 144 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SOLANGE MARIA DE BARROS
Status:
Homologado
Ementa
Desenvolvimento da competência comunicativa nas quatro habilidades (falar, ler, ouvir e escrever) através das funções da linguagem em nível intermediário/pós-intermediário. Conscientização do processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
Justificativa
Os conteúdos a serem trabalhados no curso visam oferecer aos alunos recursos linguísticos para que possam usar a língua inglesa em diversos contextos orais e escritos atribuindo e produzindo sentidos as suas ações e as dos outros. Apesar de o curso ter como foco principal a escrita de textos pessoais, a perspectiva teórica abordada será a escrita como processo, e como tal, a escrita integra a fala, a escuta e a leitura por meio das etapas de "pre-writing/drafting and post-writing/revising/editing". Os estudantes também tem oportunidades de construir, criar, expandir e melhorar a oralidade ao ouvir e conversar entre si e com o professor ou assistindo a vídeos. As atividades da sala de aula relacionadas a` leitura de um texto são acompanhadas por cinco tipos de atividades: antes da leitura, depois da leitura, como ele e´ escrito, to´picos para escrita, e pós-escrita (feedback and revision). Os conteúdos se articulam com a PCC na medida em que os alunos trabalham com learning logs como ferramenta apropriada para avaliar seu processo de aprendizagem e como objeto de estudo para saber de que forma professores das escolas podem propor aos alunos o trabalho com learning log para torná-los mais conscientes do seu processo de desenvolvimento da linguagem. O objetivo da disciplina e´ ir ale´m do ensino de estruturas linguísticas e itens gramaticais destacando a interpretação (atribuição e produção) de sentidos (meaning-making) por meio da leitura, escrita e oralidade.
Objetivo Geral
1. Desenvolver de forma integrada as quatro habilidades (speaking, listening, reading, e writing) em ni´vel intermedia´rio.
2. Conhecer e usar o ingle^s como ferramenta cri´tica e participativa ou seja para ale´m de sua func¸a~o comunicativa;
3. Desenvolver postura cri´tico-reflexiva sobre o processo de ensino e de aprendizagem da li´ngua inglesa.
Objetivos Específicos
. Perceber a adequação dos vários aspectos do uso da língua: as estruturas frasais, o registro sociocultural e a camada conotativa, metafórica e ideológica da linguagem.
2. Enunciar-se na língua inglesa de modo confiante, tanto na oralidade quanto na escrita, perante colegas e professora.
3. Desenvolver habilidades interpessoais via trabalho de dupla e em grupo.
4. Avaliar seu desenvolvimento de inglês e suas necessidades, desafios e possibilidades de aprendizado.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas por meio de práticas sociais que enfatizem o uso da língua inglesa dentro e fora da sala de aula, levando os alunos a se engajarem em atividades comunicativas e analíticas, seja no grande ou pequeno círculo de discussão.
As unidades serão trabalhadas com o propósito de oferecer aos estudantes ferramentas para desenvolver suas habilidades de escrita, bem como criar situações para que eles possam interagir com os colegas e a professora de modo autêntico por meio de estratégias de fala, escuta e leitura.
Prática de Componente Curricular (PPC): O trabalho realizado pelos estudantes para cumprir 50h de PPC sera´ desenvolvido por meio do uso de Learning Logs com triplo objetivo: 1) Os estudantes ao escreverem no learning, estarão respondendo ao que eles leram. Dessa forma, o objetivo do learning darão a eles oportunidades para interagir com textos e desenvolver seus pensamentos.
2) Os estudantes ao escreverem o learning log podem descrever, analisar e refletir sobre o impacto dessa ferramenta no próprio processo de aprendizagem da língua inglesa no desenvolvimento da oralidade e da escrita.
3) O Learning Log, por fim, torna-se objeto de estudo para eles em virtude do propósito de verificar objetivos, metas e as razões pelas quais professores das escolas de ensino fundamental e médio poderiam propor o uso de Learning Logs em suas aulas.
Serão desenvolvidas aulas presenciais.
Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio de apresentação de trabalhos orais e escritos a serem desenvolvidos por bimestre e de um seminário de apresentação oral, no final do curso, em língua inglesa, sobre algum tema de seu interesse.
As notas serão transformadas em duas médias bimestrais. O aluno cuja média aritmética dos quatro bimestres totalizar 7.0 (sete) será aprovado sem prova final. O aluno que não obtiver esse índice, fará prova final e, se não alcançar media 5.0 (cinco), devera´ fazer exame de segunda época.
Obs.: Durante o curso outros meios de avaliação poderá ser discutidos e usados com os alunos.
Independente do instrumento de avaliação adotado pelo professor da disciplina, serão observadas as habilidades de comunicação, análise e reflexão, a respeito dos conteúdos, dando-se relevância a` forma da produção oral ou escrita.
Consoante o Artigo 10o da Resolução do CONSEPE no 27, de 01 de março de 1999, serão aprovados nas disciplinas os alunos que obtiverem me´dia final igual ou superior a 5,0 (cinco) e atingirem a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina do curso. Contudo, a realização das atividades de estágio devem ser totalmente integralizada em relação` carga hora´ria.
A Resolução n.63 de setembro de 2018 e n. 25 de 26 de março de 2019 que dispõe sobre Avaliações no âmbito da UFMT em cursos presenciais são válidas para os componentes curriculares flexibilizados.
Para efeito de avaliação processual do estudante, serão consideradas:
- Análise Textual
- Atividade de pesquisa e análise.
Os trabalhos irão valer 10 pontos cada um. A nota final será a média aritmética das notas, sendo 7,0 a nota para aprovação sem Prova final.
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso