MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO
Curso: Licenciatura em Filosofia/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10827374   Período: 20221   Turma: FL
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 120 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 120 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADRIANO BUENO KURLE

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Epistemologia e produção do conhecimento: Concepções de Conhecimento. Relação sujeito e objeto. Construção do Objeto. Teoria do Método. A teoria na construção do conhecimento e na interação com a realidade.

Justificativa

Teoria do conhecimento é um tópico elementar em filosofia, presente não apenas em discussões de suas áreas diretamente correlatas (ontologia, metafísica, epistemologia, filosofia da ciência), como também nas disciplinas práticas (ética, moral, filosofia política) e estéticas (filosofias da arte e da cultura). Compreender a teoria do conhecimento colabora para uma perspectiva de unificação das subdisciplinas filosóficas, assim como para o entendimento do desenvolvimento das ideias ao longo da história. Desta forma, é uma disciplina indispensável tanto para pesquisadores e bacharéis quanto para professores em filosofia.

Objetivo Geral

Apresentar distintas concepções de conhecimento na filosofia em correntes diversas e ao longo da história, da antiguidade grega à contemporaneidade. Os discentes devem desenvolver a capacidade de identificar os principais problemas e subáreas da disciplina, além de acompanhar e reconstruir argumentos e discussões de grandes referências na área.

Objetivos Específicos

Uma vez que o conteúdo da disciplina é extremamente amplo e diversificado, as fontes selecionadas serão entendidas apenas como um recorte entre outros possíveis, de modo a contemplar o que se compreende por mais essencial para dar conta dos conhecimentos e capacidades que se espera que os estudantes sigam desenvolvendo ao longo do curso e ao longo da sua constante formação, após a diplomação. Busca-se que os egressos desse curso desenvolvam as seguintes capacidades, desejáveis mas não todas estritamente demandadas: - identificar os autores trabalhados e os principais conceitos nos textos selecionados; - situar relevantes autores e correntes filosóficas em seu contexto histórico diante do problema do conhecimento; - reconhecer os principais traços de pensamento de cada corrente filosófica trabalhada; - lembrar de conceitos, argumentos e discussões relevantes no cenário da teoria do conhecimento; - reconstruir argumentação de textos e discussões em teoria do conhecimento; - identificar contra-argumentos em textos de filósofos que respondem a outros filósofos; - situar argumentos e contra-argumentos em contextos mais amplos de discussão entre filósofos; - reconhecer a diversidade e a riqueza de ideias discutidas na teoria do conhecimento - posicionar-se criticamente diante das ideias e propostas sobre o conhecimento, mediante análise filosófica das fontes e argumentação.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O estudo se desenvolve por meio de aulas expositivas, análise em conjunto de textos filosóficos (onde se busca compreender, de maneira rígida, o problema e a argumentação apresentados pelos filósofos ou pelas filósofas, assim como o contexto, histórico e conceitual, no qual se apresenta) e por meio de leituras e análises textuais prévias às aulas. As aulas envolvem exposições dos professores, levantamento de questões, exercícios de escrita, discussões, e análise conjunta e individual de textos e argumentos. A depender do interesse e do contexto da turma, pode-se também incluir exposições individuais ou em grupo, em seminários ou em exercícios realizados em aula.

Avaliação

A avaliação diagnóstica será elaborada via contato em aula, por meio de conversas e atividades, sem valor em nota. Três provas, com questões objetivas e dissertativas, serão aplicadas, de onde se poderá extrair elementos para as avaliações diagnóstica, formativa e somativa. Cada prova valerá dez pontos. As provas serão aplicadas via AVA ou em sala de aula (a combinar), e os discentes terão um tempo determinado para realizá-las (no caso do AVA, cada prova ficará disponível para realização de um a dois dias; em sala de aula, pelo tempo de aula, a saber, quatro horas). Identificação de plágio ou respostas iguais entre discentes implica em nota zero na questão.A nota final será definida da seguinte maneira: a primeira prova será aplicada pelo Professor ngelo, e terá peso 0,5; as duas provas subsequentes serão aplicadas pelo Prof. Adriano e terão peso 0,25 cada. Desta feita, o cálculo da nota será feito da seguinte maneira: a nota da primeira prova será dividida por 2; as notas da segunda e da terceira prova serão divididas por quatro, e a soma do resultado das divisões deve dar a nota final (fórmula: nota prova um /2 + prova dois /4 + nota prova três/4). . Para aprovação, o discente deve alcançar média final igual ou superior a 5,0. Não haverá prova final. Há a opção de substituir uma das provas por um seminário a ser apresentado em grupo, com tema relacionado com a disciplina, a combinar.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A disciplina será ministrada parte pelo Prof. Angelo Zanoni Ramos, parte pelo Prof. Adriano Bueno Kurle. O material bibliográfico considerado como disponível na biblioteca ou está disponível na biblioteca, ou, quando parte da bibliografia básica, será distribuído em formato digital ou disponibilizado para cópia física. Os artigos em periódicos considerados "disponíveis na biblioteca" são acessíveis via internet, em acesso aberto. Abaixo, o cronograma das aulas: Prof. Angelo Zanoni Ramos Aula 01 - 18/8: Angelo Aula 02 - 23/8: Angelo Aula 03 - 25/8: Angelo Aula 04 - 1/9: Angelo Aula 05 - 6/9: Angelo Aula 06 - 8/9: Angelo Aula - 07 - 13/9: Angelo Aula 08 - 15/9: Angelo 20/9: Semana de Filosofia da UFMT [não há aula] 22/9: Semana de Filosofia da UFMT [não há aula] Aula 09 - 27/9: Angelo Aula 10 - 29/9: Angelo Aula 11 - 4/10: Angelo Aula 12 - 6/10: Angelo Aula 13 - 11/10: Angelo Aula 14 - 13/10: Angelo Aula 15 - 18/10: Angelo Prof. Adriano Bueno Kurle Aula 16 - 20/10/2022 - A modernidade e o problema da objetividade do conhecimento; realismo, idealismo e ceticismo. Introdução a Kant. Leitura obrigatória: Prefácios A e B de "Crítica da Razão Pura", de Kant. Aula 17 - 25/10/2022 - a virada transcendental e copernicana e a crítica à ontologia e à metafísica especial, parte 1: os juízos sintéticos a priori. Leitura obrigatória: Introdução da "Crítica da Razão Pura", de Kant. Aula 18 - 27/10/2022 - a virada transcendental e copernicana e a crítica à ontologia e à metafísica especial, parte 2: análise textual da Introdução da Crítica da Razã Pura. Leitura obrigatória: Introdução da "Crítica da Razão Pura", de Kant. Não haverá atividade presencial entre os dias 01/11 e 10/11 por conta da participação do professor em eventos científicos. Aula 19 - 01/11/2022 - a virada transcendental e copernicana e a crítica à ontologia e à metafísica especial, parte 3: o idealismo transcendental. Leitura obrigatória: seção "Estética transcendental", da "Crítica da Razão Pura", de Kant. (aula assíncrona) Aula 20 - 03/11/2022 - a virada transcendental e copernicana e a crítica à ontologia e à metafísica especial, parte 4: o os limites do conhecimento e crítica à metafísica. Leitura obrigatória: trechos selecionados da "Crítica da Razão Pura", de Kant. (aula assíncrona) Aula 21 - 10/11/2022 - avaliação 1, via AVA. Conteúdo das aulas 01 a 05. Dia 15/11 - feriado (consciência negra) Aula 22 - 17/11/2022 - A filosofia depois de Kant. Leitura obrigatória: a definir. Aula 23 - 22/11/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 1: Marx, Engels e o conceito de ideologia I. Leitura obrigatória: K. Marx e F. Engels, "Ideologia Alemã". Aula 24 - 24/11/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 1: Marx, Engels e o conceito de ideologia II. Leitura obrigatória: K. Marx e F. Engels, "Ideologia Alemã". Aula 25 - 29/11/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 2: Nietzsche e a noção de verdade como moral e poder. Leitura obrigatória: F. Nietzsche, "Verdade e mentira no sentido extramoral". Aula 26 - 01/12/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 3: mestres da suspeita: Nietzsche, Freud, Marx I. Leitura obrigatória: M. Foucault, "Nietzsche, Freud, Marx". Aula 27 - 06/12/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 3: mestres da suspeita: Nietzsche, Freud, Marx II. Leitura obrigatória: M. Foucault, "Nietzsche, Freud, Marx". Aula 28 - 08/12/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 3: mestres da suspeita: Nietzsche, Freud, Marx III. Leitura obrigatória: P. Ricoeur - Livro I de "Da interpretação: ensaio sobre Freud". Aula 29 - 13/12/2022 - Contemporaneidade e desconfiança, parte 3: mestres da suspeita: Nietzsche, Freud, Marx IV. Leitura obrigatória: P. Ricoeur - Livro I de "Da interpretação: ensaio sobre Freud". Aula 20 - 15/12/2022 - Avaliação 02. Conteúdo das aulas 08 a 14. 20/12/2022 - Conversa final sobre a disciplina e a última avaliação (presença não obrigatória)

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso