MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Metodologias da História
Curso: HISTÓRIA - LICENCIATURA - MATUTINO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 106100715
Período: 20202
Turma: HID
Unidade Ofertante: Instituto de Geografia, História e Documentação
Carga Horária Teórica: 62 horas
Carga Horária Prática: 2 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: THAIS LEAO VIEIRA
Status:
Homologado
Ementa
Analisa as abordagens metodológicas presente no campo historiográfico com ênfase nos procedimentos analíticos das diferentes tipologias documentais. Discute a os elementos constitutivos e a montagem de um projeto de pesquisa. Abordagens para o ensino.
Justificativa
Essa disciplina se justifica à medida que constrói uma reflexão sobre o procedimento histórico e o papel do historiador e da história. Além disso, o intuito é possibilitar ao aluno a compreensão de métodos técnicos de pesquisa histórica, além de fornecer subsídios teóricos-metodológicos para a elaboração da pesquisa, subsidiando as redações dos projetos de pesquisa. Em virtude da RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, que dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário devido a pandemia do COVID-19, a disciplina será ministrada de forma virtual via AVA.
Objetivo Geral
Analisa as abordagens metodológicas presente no campo historiográfico com ênfase nos procedimentos analíticos das diferentes tipologias documentais. Discute a os elementos constitutivos e a montagem de um projeto de pesquisa. Abordagens para o ensino.
Objetivos Específicos
Refletir sobre a produção do conhecimento histórico;
Elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Exercícios de leituras teóricas;
Crítica e análise de documentos.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber: aulas síncronas e assíncronas. A professora disponibilizará os textos que serão discutidos nas aulas síncronas e material para aulas assíncronas. Além disso, serão indicados vídeos, livros e materiais disponíveis na internet. É fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem promovido se construa positivamente e a aprendizagem aconteça por parte dos estudantes, o papel de mediação do professor. A intenção é que a presença virtual seja ativa, e que se estabeleçam situações didáticas que possibilitem o envolvimento dos alunos nas discussões, intensificando-se assim maior interação e interatividade entre os participantes e uma maior qualidade nas trocas intersubjetivas. Dessa forma constrói-se um espaço favorável para que a aprendizagem de fato aconteça.
Avaliação
As avaliações vão ocorrer por meio de duas (02) atividades avaliativas.
01) atividade de balanço historiográfico dos textos apresentados e discutidos na unidade I (10,0)
02) Entrega e apresentação da proposta final do projeto de pesquisa (objeto, justificativa, problematização, discussão teórico-metodológica, abordagem historiográfica, objetivos, fontes, bibliografia, cronograma) (10,0)
* Todas as atividades ocorrerão de forma flexibilizada e os alunos receberão orientações de desenvolvê-las de forma remota.
* Todas as avaliações têm valor de 10,0. A media final é obtida pela divisão por dois.
Trabalho Escrito – Unidade I
Entrega – 06/08
PROJETO DE PESQUISA
Entrega – 10/09
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Em relação às aulas assíncronas não autorizo o uso de imagem e voz fora dos limites do ambiente virtual de aprendizagem em que ocorrem as aulas. Não é permitido outro uso das aulas gravadas ou disponibilização das mesmas e de seus conteúdos em outras plataformas.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso