MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Métodos Quantitativos em Economia II
Curso: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - NOTURNO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 107400555   Período: 20221   Turma: DN
Unidade Ofertante: Faculdade de Economia
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FERNANDA ROCHA GOMES DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Derivadas de ordens superiores. Otimização simples e otimização condicionada. Condições de Concavidade e convexidade. Condições de KuhnTucker. Economia dinâmica e cálculo integral. Equações diferenciais. Equações de diferenças. Aplicações Econômicas.

Justificativa

A disciplina de Métodos Quantitativos em Economia II contribui para a construção do embasamento matemático necessário ao curso de Economia e para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato do aluno, capacitando-o para aprendizado e para resolução de problemas e desafios da profissão.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos fundamentação matemática que lhes permita a resolução de problemas envolvendo situações de análise, a boa formulação de hipóteses e a capacidade de relacionar diversas variáveis, numa estrutura lógica, para a explicação de fenômenos sociais.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de:
• Resolver problemas de otimização;
• Analisar o comportamento das funções de várias variáveis;
• Empregar corretamente as técnicas de derivação e integração;
• Equacionar problemas e encontrar soluções adequados para assuntos ligados à sua área de formação.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Os tópicos do conteúdo serão apresentados aos alunos partindo-se de breve explanação contendo: conceitos básicos, exemplos de aplicação dos conceitos em graus de dificuldade crescente e, sempre que possível, aplicações desses conceitos em diferentes áreas do conhecimento, e especialmente na Economia. Espera-se de cada aluno postura pró-ativa no sentido de obter sua própria aprendizagem, para tanto serão estimulados constantemente para, após o domínio dos exemplos estudados, aplicarem os conhecimentos da disciplina em novos exercícios e aplicações. A aprendizagem ocorrerá em três fases: conhecimento, compreensão e aplicação. Na primeira, a fase do conhecimento, o aluno tomará ciência do assunto através de exposição dialogada, da bibliografia ou de material preparado pelo professor. Na segunda fase, a da compreensão, o aluno será posto em contato com exemplos ilustrativos do uso dos conceitos apresentados. E finalmente, na fase da aplicação, ao aluno será solicitado aplicar os conceitos conhecidos e compreendidos na resolução de exercícios e problemas com graus crescentes de dificuldade.

Avaliação

Durante o semestre letivo serão aplicadas quatro (4) avaliações, sendo elas, três provas com peso 9 cada. A última avaliação será composta por trabalhos realizados no decorrer do semestre, tais como, lista de exercícios, atividades em sala de aula, pesquisas, etc com pelo 1. Assim, teremos: Nf =((A1 + A2+A3 )/3)*0,9+A4*0,1 Se Nf =7,0 o aluno será aprovado na disciplina. Caso Nf < 7; 0 o aluno irá para prova final (Pf) Se o aluno não obtiver média final maior ou igual a cinco o aluno estará reprovado na disciplina. O aluno estará reprovado na disciplina se obtiver mais de 25% de falta

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

As listas de exercícios deverão ser entregues nos dias estabelecidos. Não será permitido entregar fora da data. A prova substitutiva será realizada na próxima aula após a prova perdida. 1ª Avaliação: 27/set 2ª Avaliação: 08/nov 3ª Avaliação: 13/dez OBS: As avaliações podem sofrer alterações

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso