MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Edição de Som e Sonoplastia
Curso: CINEMA E AUDIOVISUAL/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 106809396
Período: 20211
Turma: CA
Unidade Ofertante: Faculdade de Comunicação e Artes
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ALESSANDRO FLAVIANO DE SOUZA
Status:
Homologado
Ementa
Gravação e edição multipistas. Captação de som direto mono, estéreo e multipistas. Edição de som e mixagem. Pós-processamento. Masterização para sistemas multicanais (2.0, 4.0, 5.1) e para sistemas de campo sonoro. Composição dos planos sonoros. Padrões técnicos internacionais. Formatos de arquivo e suas aplicações. Sistemas e processos de sincronização de áudio e vídeo.Dublagem: no idioma natal e em outros idiomas. Sonoplastia: criação de efeitos sonoros. Desenho sonoro.
Justificativa
No o contexto especial de Pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais, justificando a realização do componente curricular ofertado por meio de TIC na educação.
A disciplina propõe que os discentes consigam entender a importância construção narrativa do som em histórias audiovisuais. A partir da análise de desenhos sonoros e do entendimento do som e do silêncio enquanto elementos para construção da atmosfera fílmica, o aluno será capaz de criar novas camadas sensitivas para as narrativas fazendo uso do som. Além disso, esta disciplina ainda trabalhará os aspectos técnicos da captação e edição de som.
Objetivo Geral
Fornecer ao discente a capacidade de trabalhar histórias em audiovisual priorizando toda sua potência auditiva, ou seja, percebendo os aspectos de impacto do som/silêncio enquanto elementos constitutivos da atmosfera narrativa, tanto em formatos mais industriais quanto nos mais independentes.
Objetivos Específicos
Apresentar os aspectos técnicos da captação e edição de som para obras audiovisuais.
Reforçar a importância do som em narrativas audiovisuais, tanto nas industriais como nas mais independentes.
Capacitar o discente para análises sonoras, fazendo com que sua leitura aos aspectos narrativos do audiovisual não se atenha apenas à imagem.
Permitir ao aluno a capacidade de criação de um desenho sonoro que leve em consideração as especificidades narrativas e a criação da atmosfera fílmica.
Metodologia
As aulas desta disciplina serão divididas em momentos síncronos, no qual o aluno estará presente para discussões em sala de aula virtual, e assíncronos, quando o conteúdo será apreendido de forma individual a partir de textos, vídeos ou filmes-chaves para o processo de apreensão da matéria.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO (técnicas e recursos)
Aulas expositivas dialogadas (aulas síncronas)
Estudo de textos (aulas assíncronas)
Discussão dos textos (aulas síncronas)
Acompanhamento de material audiovisual (aulas síncronas e assíncronas)
RECURSOS (humanos, técnicos e materiais necessários):
Computador ou celular/internet/aplicativos digitais
As aulas síncronas acontecerão via Google Meet; https://meet.google.com/jyr-teuc-svy.
Avaliação
A nota da disciplina é composta por N1+N2.
1. N1 = Realizar projeto individual de sonoplastia de uma cena, gravada pelo/a estudante, com duração mínima de 1 minuto e máxima de 5 minutos. Itens avaliados: criatividade, habilidade de edição do som, fundamentos da sonoplastia, continuidade. A atividade equivale a até 50% da nota;
2. N2 = Atividade do tópico - equivale a até 50% da nota.
Desta forma, as atividades e o projeto serão avaliados de Zero a Dez, via AVA.
Todas as atividades só serão recebidas via AVA para correção e nota. O ou a estudante, se quiser, pode desenvolver e aprimorar o seu projeto durante as aulas.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Informações Adicionais
Bibliografia Complementar:
ALTMAN, Rick. Sound theory, sound practice. New York: Routledge, 1992
CARNEIRO, Rodrigo. Game of Thrones e a descentralização da pós-produção sonora na ficção televisiva contemporânea. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. V. 17, n.31. p. 258-268
CARREIRO, Rodrigo. A Pós-produção de som no audiovisual brasileiro. Marca de Fantasia: Paraíba. 2019.
CARVALHO, Danielle. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920). Galaxia. n. 34, jan-abr. p. 85-97. São Paulo, 2017.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto& Grafia, 2011.
COSTA, Fernando. Pode o cinema contemporâneo representar o ambiente sonoro em que vivemos?. LOGOS 32 Comunicação e Audiovisual. Ano 17, Nº01, 1º semestre 2010
DONATO, DAVI. A audiovisão e o pensamento sonoro de Michel Chion. II Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, Rio de Janeiro, 2017
LEAL, Francisco. Sonoplastia & Desenho de Som. Lisboa: Edição do Autor, 2006. Disponível em: http://www.francisco-leal.com.
MIRANDA, Suzana. Música, Cinema e a Constituição do campo Teórico. Revista CONTRACAMPO • Niterói • nº 23 • dezembro de 2011
OPOLSKI, Debora; BELTRÃO, Felipe; CARREIRO, Rodrigo. Estilo e Som no Audiovisual. SOCINE: São Paulo, 2019.
SÁ, Simone Pereira da; COSTA, Fernando Morais da. Som + Imagem (Material disponibilizado em formato digital pelo professor)
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. São Paulo: EdUNESP, 2011.
TRUESDELL, Cliff. Mastering Digital Audio Production. Indianapolis: John Wiley Consumer, 2007
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso