MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Fundamentos da Geomorfologia
Curso: Geografia - Licenciatura/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 106200677
Período: 20231
Turma: GL
Unidade Ofertante: Instituto de Geografia, História e Documentação
Carga Horária Teórica: 40 horas
Carga Horária Prática: 24 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZ
Status:
Homologado
Ementa
Características físicas da terra. Dinâmica interna da terra. Divisão do tempo geológico. Minerais e rochas. Formação de solos. Processos Exógenos e Endógenos e seus efeitos na construção do relevo. As grandes unidades estruturais do Globo. As principais formas do relevo terrestre. Aspectos Geológicos e Geomorfológicos do Território Brasileiro. Recursos Minerais no Território Nacional. A Relação Geologia – Pedologia e Geomorfologia. Meio ambiente e Geomorfologia. Atividade prática em Fundamentos de Geomorfologia.
Justificativa
A disciplina contempla conteúdos básicos necessários para o desenvolvimento do saber geográfico na área de da Geografia Física. A origem, constituição e funcionamento físico do planeta são tópicos essenciais ao entendimento da dinâmica das paisagens, bem como dos condicionantes estruturais e processuais envolvidos na construção do modelado da superfície terrestre.
Objetivo Geral
Propiciar o entendimento acerca das características físicas da Terra e sua dinamicidade expressa nos fatores de formação do relevo, com ênfase na interação entre formas, materiais e processos na elaboração do modelado terrestre e sua evolução ao longo do tempo geológico.
Objetivos Específicos
• Proporcionar as bases para a interpretação dos fenômenos geológicos e geomorfológicos, com vistas à compreensão dos processos envolvidos na evolução da superfície terrestre;
• Ressaltar a importância da geomorfologia na ciência geográfica, sobretudo para o entendimento da dinâmica das paisagens e a cartografia das grandes unidades estruturais do globo;
• Oferecer o entendimento acerca das diferentes morfologias existentes na superfície terrestre e das escalas tempo-espaciais dos fenômenos geomorfológicos, incluindo os processos quaternários e antropogênicos;
• Fornecer subsídios ao planejamento ambiental, objetivando a apropriação e uso racionais dos recursos minerais e relevos no Brasil.
Metodologia
- Aulas teóricas expositivas com uso Datashow e quadro, recursos de multimídia e uso de TICs;
- Apresentação de vídeos que tratem dos temas da disciplina Envio dos textos, imagens, vídeos e outros para a sala virtual da turma na plataforma AVA.
- Discussão de temas específicos, a partir de textos selecionados da bibliografia; - Pesquisas bibliográficas.
- Aplicação de avaliações via eletrônica com utilização da plataforma de interação AVA, disponibilizada pela STI/UFMT
- Avaliação de relatório das atividades da prática de campo;
- Aula de campo de 5 dias a ser realizada com o seguinte roteiro: Serra de São Vicente, Jaciaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças, Araguaína, Ponte Branca, Torixoreu, Barra do Garças, General Carneiro, Primavera do Leste, Campo Verde, Chapada dos Guimaraes (opcional), Cuiabá. Informo ainda que o Trabalho de Campo será realizado de maneira conjunta com a disciplina de Cartografia Geral ministrada pelo Prof. Vagner e Geografia Econômica ministrada pelo Prof. Diogo .
Avaliação
Os instrumentos de avaliação serão os seguintes:
• Serão realizadas 3 avaliações contemplando os aspectos teóricos apresentados em sala de aula, de acordo com o que consta no presente Plano de Ensino. Essa modalidade de avaliação corresponderá a 60 % do total da avaliação semestral.
Os alunos deverão elaborar e entregar um relatório da aula de campo descrevendo e discutindo os aspectos abordados na atividade com identificação de minerais, rochas, feições do relevo, elaboração de mapa do roteiro e outros assuntos da disciplina valendo 3 pontos no semestre. Além disso será contemplado com 1,0 ponto na nota a simples participação no campo. Dessa forma , as atividades relacionadas ao trabalho de campo correspondem a 40 % do total da avaliação semestral.
Os(as) estudantes que não realizarem o trabalho de campo deverão fazer avaliação substitutiva, definida de comum acordo entre o professor e os alunos não participantes da atividade.
Os(as) estudantes com faltas na disciplina e que não participarem do trabalho de campo podem ser reprovados por ausência ou frequência inferior ao mínimo permitido na disciplina.
Nota final: As notas das atividades serão computadas em conjunto, efetuando-se o calculo da média ponderada de cada, de acordo com o peso de cada avaliação.
A avaliação respeita a resolução CONSEPE n° 63 de 24 de setembro de 2018, que diz no artigo 17: “Para os cursos em regime de crédito será considerado aprovado o discente, com freqüência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das avaliações do período letivo, quando o Projeto Pedagógico de Curso não prevê Prova Final".
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso