MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Números e Funções
Curso: MATEMÁTICA - LICENCIATURA/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 108208160   Período: 20221   Turma: T
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LEIDY DIANE WOLMUTH SILVA

Status: Homologado

Ementa

Conjuntos, Números Naturais, Números Inteiros, Números Racionais, Números Reais, Números Complexos, Funções Afins, Funções Quadráticas, Funções Polinomiais (Divisão de Polinômios e decomposição em binômios), Funções Exponenciais, Funções Logarítmicas e Funções Trigonométricas.

Justificativa

A Matemática estuda essencialmente números e formas. A disciplina Números e Funções apresenta uma introdução de dois conceitos chaves da Matemática: primeiramente os números, tal qual conhecemos hoje e que fazem parte da história da humanidade, e as funções elementares definidas em conjuntos numéricos e que nos fornecem uma base para modelos matemáticos e aplicações.

Objetivo Geral

Apresentar ao aluno toda instrumentalização sobre números e funções elementares, com contexto histórico e com o uso de tecnologias para ajudar na compreensão dos temas estudados.

Objetivos Específicos

1. Apresentar o conceito de conjuntos, operações com conjuntos e funções em
um contexto geral;
2. Estudar os conjuntos dos números naturais, números inteiros, números
racionais, números reais e números complexos, bem como operações e
propriedades, discutindo a resolução de equações algébricas nesses
conjuntos e destacando a importância de cada um desses conjuntos
numéricos para a Matemática.
3. Estudar as funções elementares: função afim, função quadrática, função
polinomial, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas e
funções trigonométricas inversas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas com o auxílio de textos base e resolução de exercícios. As atividades desenvolvidas em sala terão como objetivo principal acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, implicando, assim, numa avaliação contínua dos mesmos consulta e planejamento das atividades.

Avaliação

Está programada uma avaliação para cada das três unidades estudadas (P1, P2 e P3, pontuadas de 0 a 10) e tarefas quinzenais (com pontuação total T de 0 a 10).
A Média Final (MF) do discente será dada pela média aritmética dessas quatro notas: MF = (P1+P2+P3+T)/4.

De acordo com o PPC vigente, se MF for maior que ou igual a 7,0, o aluno está aprovado direto, caso contrário, o aluno deverá fazer uma prova final para recalcular sua nota, somando a nota da prova final com a média obtida no decorrer da disciplina.
De acordo com a resolução CONSEPE nº 63, de 24 de setembro de 2018, será considerado APROVADO o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 [MF >= 5,0 (maior ou igual a cinco inteiros)].

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso