MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Equações Diferenciais Ordinárias
Curso: MATEMÁTICA - LICENCIATURA/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 108208177   Período: 20231   Turma: T
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANNA LIGIA OENNING SOARES

Status: Homologado

Ementa

Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª ordem e 1º grau e aplicações. Tipos especiais de Equações diferenciais Ordinárias de 2ª ordem. Equações Diferenciais Lineares Ordinárias de ordem n com coeficientes constantes e aplicações. Sistemas de Equações Diferenciais Lineares de 1ª e 2ª ordem.

Justificativa

Muitas das leis gerais da natureza, na física, na química, na biologia, na astronomia encontram a sua expressão mais natural na linguagem das Equações Diferenciais. Aplicações também surgem na matemática em si, especialmente na geometria, na engenharia, na economia, e em muitos outros campos da ciência aplicada. Isto posto, nada mais natural que um futuro professor de matemática tenha bom conhecimento sobre Equações Diferenciais.

Objetivo Geral

Desenvolver e incrementar habilidades concernentes ao raciocínio lógico matemático, tanto concreto quanto abstrato, ampliando os horizontes de conhecimento e de experiências do aluno.

Objetivos Específicos

- Oferecer conhecimentos matemáticos ao bom desempenho no curso e na futura profissão, professor de Matemática. - Desenvolver o espírito criativo e crítico do aluno com referência à disciplina e à futura profissão. - Mostrar ao aluno as relações da matemática com outras ciências. - Desenvolver habilidades para a compreensão, modelagem e resolução de problemas relacionados a várias áreas do conhecimento. - Visualizar e resolver determinados problemas reais, através de modelos matemáticos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

TÉCNICAS DIDÁTICAS: Preleções expositivas e dialogadas, discussão de textos, debates dirigidos. RECURSOS DIDÁTICOS: Aulas presenciais. ATIVIDADES DISCENTES: Pesquisas bibliográficas, resolução de listas de exercícios, individual e/ou em grupo e elaboração de trabalhos individuais e/ou em grupo.

Avaliação

O processo de Avaliação será realizado por meio de duas notas individuais, N1 e N2 e uma avaliação final (PF), se necessária. Cada uma das Notas, N1 e N2, será obtida através da nota de uma Verificação de Aprendizagem individual. CÁLCULO DAS MÉDIAS (MP e MF): A Média Parcial (MP) será obtida pela fórmula MP = (N1 + N2)/2. O aluno estará APROVADO, sem a necessidade de realizar a verificação final de aprendizagem (PF) se MP > = 7. Neste caso sua Média Final (MF) será a própria MP, ou seja, MF = MP. Caso a Média Parcial (MP) seja inferior a 7 (MP < 7) o aluno deverá submeter-se a avaliação final (PF) e a Média Final (MF) será obtida pela média aritmética simples entre a Média Parcial (MP) e a nota da PF, isto é, MF = (MP + VF)/2. O aluno será considerado APROVADO se obtiver Média Final (MF) igual ou superior a 5 (MF > = 5).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso