MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Curso: QUIMICA - LICENCIATURA/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10530775
Período: 20231
Turma: K
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 60 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 60 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANA RAFAELA PECORA CALHAO
Status:
Homologado
Ementa
Justificativa
Essa disciplina se torna relevante por possibilitar aos discentes conhecer as teorias psicológicas fundamentas nas propostas de Piaget, Vygotsky e Wallon. A discussão dessas teorias do desenvolvimento permitirá o entendimento e análise do contexto socioeducativo, mais especificadamente, ao discutirmos o construtivismo e os principais problemas que afetam o cotidiano escolar.
Objetivo Geral
Discutir sobre as teorias do desenvolvimento de Piaget, Vygotsky e Wallon e os processos de ensino-aprendizagem a elas associadas, a partir dos aspectos do desenvolvimento físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. E, ainda, discutir sobre o construtivismo, teoria educacional que emerge a partir dessas proposições.
Objetivos Específicos
- Possibilitar espaço de discussão sobre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, a partir de uma perspectiva crítica em Psicologia;
- Discutir sobre a atuação conjunta entre psicólogos e educadores em contextos educativos;
- Discutir sobre temas relevantes que afetam o cotidiano escolar, como: saúde mental, relação professor-aluno, afetividade, medicalização e patologização dos problemas de aprendizagem.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Na disciplina serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais: aulas expositivas dialogadas; leitura de textos indicados; apreciação crítica e discussão de produções audiovisuais (vídeos, músicas, documentários, filmes, entrevistas.
Avaliação
A avaliação será processual, combinada com os alunos em sala de aula, conforme a realização da disciplina. Será também desenvolvida, ao longo das aulas, atividades que irão compor a nota do semestre. Para isso faz-se necessário a presença, bem como implicação/participação do aluno nas aulas. Cabe destacar que, os resumos individuais serão desenvolvidos no início ou ao final de todas as aulas presenciais, havendo uma pontuação específica. Ao final do semestre letivo, será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a cinco (5,0). Já o aluno com média inferior a cinco (5,0) estará reprovado na disciplina, em observância a Resolução CONCEPE 63/18, em especial, os artigos: 8,12,13,14,15 e 16. Lembramos que, as disciplinas que são ofertadas de forma exclusiva para a licenciatura, a média final é 5,0 (cinco).
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso