MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: DIDÁTICA
Curso: QUIMICA - LICENCIATURA/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10630738   Período: 20241   Turma: K
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 60 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 60 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ALESSANDRA MAIESKI

Status: Homologado

Ementa

Pressupostos teóricos da Didática: gênese, matrizes epistemológicas e o pensamento pedagógico brasileiro. A Formação de Professores: profissionalização e diretrizes gerais. Trabalho Docente: a sala de aula e o planejamento.

Justificativa

A oferta da disciplina de Didática na licenciatura em Química é fundamental para preparar futuros educadores para exercerem uma prática didático-pedagógica com qualidade. Ela oferece aos estudantes as bases teóricas e práticas necessárias para desenvolverem habilidades de planejamento de aulas, estratégias de ensino e métodos de avaliação. Além disso, a Didática incentiva a reflexão constante sobre a prática de ensino, a adaptação a desafios contemporâneos na educação e a busca pela qualidade no processo educativo, contribuindo assim para a formação de professores competentes e comprometidos com o desenvolvimento de seus alunos.

Objetivo Geral

Compreender os processos de ensino na educação brasileira, assim como seus contextos, percursos históricos e implicações didáticas e a relação desses processos e o fazer docente.

Objetivos Específicos

  • Construir conhecimentos do que venha ser a área da Didática e seu objeto de trabalho;
  • Compreender a relação entre o processo de formação docente e o fazer pedagógico no espaço educativo;
  • Conhecer as principais organizações didático-pedagógicas, suas bases teóricas e epistemológicas, sua organização e implicações no ensino-aprendizado; 
  • Fazer uma interlocução entre teoria e prática; 
  • Perceber a sala de aula como espaço-tempo de interações sociais e de aprendizagem necessária, à organização didático-pedagógica da construção do conhecimento.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

 A disciplina de Didática está sendo ofertada presencialmente e contará com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para disponibilização do material e conteúdo da disciplina, para a realização e entrega das atividades avaliativas propostas, além de uma combinação de estratégias de ensino e recursos educacionais, a saber:

  • Aulas expositivas e dialogadas com a turma, utilizando-se de artefatos tecnológicos como notebook, celular, projetor multimídia e caixa de som; 
  • Leitura prévia e roda de conversa sobre os conteúdos da disciplina (textos, vídeos e demais atividades) sempre disponibilizados digitalmente no AVA;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo, enviados via upload de arquivos no AVA com declaração de não plágio;
  • Reflexão, análise e discussão crítica em sala a respeito das leituras e demais materiais indicados, atividades desenvolvidas e plataformas utilizadas, registradas por meio de diferentes recursos de comunicação que promovem a interação, a interatividade e a colaboração a saber: fórum, chat, glossário, escolha, wiki, questionário no AVA; Mural Virtual Padlet, Atividades interativas no Mentimeter; jogos educativos no Kahoot. 

Avaliação

Em observância a Resolução CONSEPE n° 63/2018 a concepção de avaliação que fundamenta a prática avaliativa deste componente curricular será formativa, processual e qualitativa. As atividades avaliativas serão aplicadas no decorrer de cada uma das 4 unidades previstas, sendo considerado atividades individuais, atividades em grupo e a participação nas atividades durante a disciplina. Quando o PPC do curso prever PF, em conformidade com Artigo 17, Parágrafo único - Quando prevista a Prova Final no Projeto Pedagógico do Curso, será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota: I – igual ou superior a 7,0 (sete), resultante da média das avaliações do período letivo. II - igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média entre a nota da Prova Final e a média avaliações do período letivo. Para cada unidade haverá duas atividades avaliativas, sendo a nota máxima 10,0 para cada uma delas. No final de cada unidade soma-se as duas notas e divide-se por 2 para obtenção da média de cada unidade e, ao final das quatro unidades será feita a média aritmética das notas. Desta forma, a média das avaliações: MA = (A1+A2+A3+A4)/4, se a média das avaliações (MA) for maior ou igual a 7 pontos, o discente estará aprovado. Caso contrário, se MA for menor que 7 pontos, o aluno fará uma avaliação final (PF) com todos os conteúdos discutido na disciplina durante o semestre e sua nota final será a média aritmética simples entre MA e a nota da PF. O discente será aprovado se obtiver nota final maior igual a 5 pontos.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Para saber mais consulte a Resolução Consepe/UFMT nº 138/2021 dispõe sobre o funcionamento da Biblioteca Digital de Trabalhos de Curso e Monografias de Especialização da UFMT. A Resolução CONSUNI nº 17/2004 aprova o Regimento de Disciplina do Corpo Discente da UFMT. 

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso