Esta disciplina pertence ao núcleo básico do curso. Além de fornecer ferramentas e subsídios para o estudo da geometria, da física e do cálculo, esta disciplina tem por objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático do aluno, buscando aplicações práticas em problemas reais. Possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais e desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas.
Conhecer e debater sobre tópicos relacionados aos vetores e a geometria analítica, tendo em vista o estudo da geometria pelo método cartesiano, que consiste em associar equações aos entes geométricos e, através do estudo dessas equações, tirar conclusões a respeito desses entes geométricos.
Proporcionar ao aluno entendimento sobre novas coordenadas no plano e no espaço. - Articular o conhecimento entre a álgebra e a geometria numa perspectiva interdisciplinar; - Entender a aplicação do conceito de Vetores na resolução de problemas; - Operar com vetores, calcular o produto escalar, o produto vetorial e misto, bem como utilizar suas interpretações geométricas.
Tópico / Subtópico |
- Técnicas: Exposição oral e escrita
- Recursos: Datashow, quadro, notas de aulas.
- Avaliação : Individual.
Realização de três avaliações individuais P1, P2 e P3. A Média Parcial (MP) será obtida pela média aritmética simples destas três notas: MP =(P1 + P2+P3)/3. Cada discente terá a APROVAÇÃO na disciplina se MP>= 7,0 e frequência >= 75%. Neste caso, a Média Final (MF) será igual a MP. Quem tiver MP<7, então se submeterá à avaliação final (PF) e terá a APROVAÇÃO na disciplina se a Média Final (MF), obtida pela média aritmética simples entre MP e PF. MF =(MP + PF)/2, for maior ou igual a 5,0 e Frequência>=75%. De acordo com a resolução CONSEPE nº 63, de 24 de setembro de 2018, será considerado APROVADO o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 [MF >= 5,0 (maior ou igual a cinco inteiros)].
Referência | Existe na Biblioteca |
Referência | Existe na Biblioteca |