MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: EMBRIOLOGIA HUMANA
Curso: ENFERMAGEM - BACHARELADO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 50425005
Período: 20211
Turma: P
Unidade Ofertante: Faculdade de Enfermagem
Carga Horária Teórica: 48 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GLAUCIA CHIYOKO AKUTAGAVA MARTINS
Status:
Homologado
Ementa
Embriogênese e anexos embrionários. Embriologia dos sistemas. Formação dos aparelhos reprodutores feminino e masculino. Gametogênese. Ciclos ovarianos e menstrual.
Justificativa
A disciplina Embriologia Humana visa fornecer fundamentação teórica acerca do desenvolvimento humano de modo a auxiliar a compreensão de estudos morfofuncionais futuros. Na formação do profissional de Enfermagem, o estudo da embriologia justifica-se devido à alta frequência de defeitos congênitos, que afetam cerca de 2% dos nascidos vivos no Brasil. Estes casos são motivo de 10 a 25% das hospitalizações infantis, sendo a causa de 15 a 20% das mortes ocorridas antes do 1º ano de idade. Além do cuidado direto dispensado a pacientes com defeitos congênitos, o profissional de enfermagem também pode, com base no estudo da embriologia, atuar na orientação das famílias destes pacientes, bem como na educação e desenvolvimento de estratégias de prevenção de anomalias do desenvolvimento.
Considerando o contexto especial de pandemia de COVID-19, e a Resol. CONSEPE nº 174/2021, que aprova a flexibilização provisória dos componentes curriculares, a presente disciplina será ofertada por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Objetivo Geral
Compreender o desenvolvimento embrionário/fetal humano e malformações associadas.
Objetivos Específicos
- Compreender o desenvolvimento embrionário.
- Compreender a origem, função e destino dos anexos embrionários.
- Compreender a origem e desenvolvimento dos sistemas respiratório, digestório, urogenital, cardiovascular e nervoso.
- Correlacionar a ocorrência de malformações congênitas causados por fatores ambientais e/ou genéticos e o desenvolvimento embrionário/fetal típico.
Metodologia
O método de ensino será ativo, centrado no aluno, de forma a incentivar a autonomia discente para aquisição de conhecimento de forma crítica e embasada cientificamente. As aulas, exclusivamente teóricas, serão assíncronas e síncronas, conforme especificado no cronograma da disciplina (disponível no AVA). As seguintes estratégias serão empregadas:
- Ensino: material didático, elaborado pela docente responsável pela disciplina, será disponibilizado em forma de textos, imagens e/ou gráficos em formato PDF e/ou PPT; artigos acadêmicos e notícias veiculadas em mídia leiga selecionados pela docente responsável pela disciplina e disponibilizados via links de acesso; vídeos didáticos selecionados pela docente responsável pela disciplina e disponibilizados via links de acesso.
- Aprendizagem: para atingir os objetivos de aprendizagem os alunos deverão realizar as seguintes etapas: a) ler atentamente e de forma crítica o material didático disponibilizado no AVA; assistir aos vídeos didáticos disponibilizados; ler os artigos divulgados em mídia leiga e/ou acadêmicos disponibilizados no AVA; anotar suas dúvidas e/ou críticas para discussão com seus pares e docente; b) participar das webconferências (cujas datas e links de acesso serão disponibilizados no AVA) para esclarecer suas dúvidas e debater sobre os tópicos trabalhados na disciplina; e c) atividade avaliativa: realizar as atividades até as datas estipuladas (instruções serão disponibilizadas no AVA).
- Comunicação: os alunos poderão contatar a docente de forma assíncrona através da ferramenta “Mensagens” do AVA ou por e-mail para glau.chiyoko@gmail.com.
Haverá, também, encontros síncronos por webconferência via Google Meet (cujas datas e links de acesso serão disponibilizados no AVA) para esclarecimento de dúvidas e discussão de tópicos pertinentes à disciplina.
Avaliação
Serão realizadas duas avaliações, ambas assíncronas e mediadas por TICs:
- Primeira avaliação: prova, individual, com questões objetivas e/ou dissertativas, valendo de zero (0) a dez (10).
- Segunda avaliação: trabalho escrito, individual, valendo de zero (0) a dez (10).
A nota do semestre corresponderá à média aritmética simples das notas obtidas nestas duas avaliações, de forma que
- Se média igual ou superior a sete (7) = APROVADO.
- Se média inferior a sete (7) = PROVA FINAL. Neste caso, a média final da disciplina é calculada como (nota média do semestre + nota da prova final)/2. Logo, se média final igual ou superior a cinco (5) = APROVADO; se média final inferior a cinco (5) = REPROVADO.
NÃO HAVERÁ, SOB QUAISQUER HIPÓTESES, ARREDONDAMENTO DE MÉDIA, seja ela média semestral ou média final resultante do cálculo da média semestral com a prova final.
Ao aluno que não obedecer aos prazos de entrega das avaliações será concedida segunda chamada, desde que comprovado um dos seguintes motivos, conforme o disposto no art. 7º da Res. CONSEPE nº 63/2018: doença, comparecimento a tribunais, religião, luto, casamento, serviço militar e demais casos previstos, mediante comprovação do alegado até dois dias úteis após o término do período de afastamento através de requerimento via Protocolo Virtual do Aluno.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Informações Adicionais
A segunda avaliação consiste em um trabalho escrito no qual o aluno deverá, individualmente, selecionar como tema uma malformação congênita que afete qualquer um dos sistemas abordados na disciplina. Neste trabalho, deverá relacionar o defeito ao desenvolvimento embrionário/fetal, apresentar principais características epidemiológicas, sinais clínicos que podem ser observados pelo profissional de enfermagem e estratégias de prevenção, caso existam. Instruções mais detalhadas serão disponibilizadas no AVA.
A nota será atribuída conforme os critérios abaixo:
- Conteúdo: apresentação das informações solicitadas com qualidade e profundidade. (7 pontos)
- Formato: deve obedecer à formatação proposta. (1 ponto)
- Referências: devem, preferencialmente, ser de qualidade acadêmica (artigos, dissertações, teses, etc) ou técnica (como protocolos clínicos ou diretrizes do Ministério da Saúde, por exemplo). (1 ponto)
- Organização, concatenação e qualidade do texto: o texto deve ser organizado, apresentando uma continuidade de ideias e não somente apresentar informações soltas. A adequação às regras vigentes de ortografia e gramática da língua portuguesa, bem como grafia correta de termos em línguas estrangeiras, também será avaliada. (1 ponto)
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso