A formação profissional em qualquer área, demanda o processo de construção de sua identidade. O componente curricular em epígrafe pretende esta construção por meio da reflexão acerca do processo de trabalho específico da futura profissão; do conhecimento do território profissional, por meio da legislação que regulamenta o exercício; e o código de deontologia, onde estão definidos os valores e as normas de conduta profissional, bem como o regramento para suas boas práticas.
Conhecer o trabalho da enfermagem, considerando os princípios éticos-legais na sua prática.
1 – Conhecer/Reconhecer a enfermagem na
dimensão ético-legal da sua prática: 1.1
Compreende a enfermagem como profissão, nas
dimensões ética, humana, política e legal; 1.2
Compreende a enfermagem na dimensão dos seus
distintos processos de trabalho; 1.3
Considera os princípios fundamentais da ética
(beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça) na construção
dos valores profissionais; 1.4
Conhece
o marco regulatório da profissão de enfermagem, incluindo seus dispositivos
legais e infralegais 1.5
Dimensiona a importância da bioética na prática
cotidiana da enfermagem; 1.6
Conhece as diferentes formas de organização social
da profissão; 1.7
Reconhece o homem como sujeito e partícipe no
processo de assistir/cuidar e valoriza sua autonomia; 1.8
Comporta-se com sentimento de pertencimento nos
limites o território da profissional e reconhece as intersecções com os
territórios de outras profissões, na perspectiva do trabalho em equipe e
multiprofissional.
2
– Executar ações, nos diferentes
processos de trabalho em enfermagem, com base nos princípios éticos e legais
da profissão: 2.1 Aplica princípios éticos e legais na
sua prática profissional; 2.2 Subordina-se, voluntariamente, aos atos
normativos da profissão de enfermagem; 3
– Avaliar suas ações e de seus pares a partir do marco regulatório da profissão: 3.1 Avalia suas ações e de seus pares com
base nos dispositivos éticos-legais; 3.2 Julga suas ações e de seus pares a
partir do marco regulatório da profissão; 3.3 Diferencia infrações éticas das
infrações disciplinares; 3.4 Sabe aplicar penalidades a partir do
julgamento ético; 3.5 Avalia as organizações sociais da
enfermagem brasileira a partir das suas respectivas finalidades.
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Tópico / Subtópico |
Serão
adotadas metodologias diversificadas, incluindo:
Aula expositiva dialogada – através do levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes,
e mediado pelo diálogo, conduza-se a explanação do conteúdo, estimulando a
participação e crítica, por meio de perguntas. As dúvidas devem ser
esclarecidas, e ao final é importante que o professor faça uma síntese dos
principais conhecimentos construídos em sala.
Simulação em Saúde
- será utilizada com objetivos claramente definidos, versando sobre os
procedimentos do julgamento ético. Serão oferecidas denúncias éticas
hipotéticas para leitura, discussão e construção dos procedimentos éticos, que
incluem a admissibilidade para processo ético e o próprio processo ético. Esta
metodologia é desenvolvida em etapas – a) preparo e b) aplicação – englobando briefing
(momento de orientação sobre como irá ocorrer a simulação), intrassimulação
(etapa de desenvolver o cenário simulado) e debriefing (momento de
compartilhamento da experiência, e de emoções, sentimentos, reflexões, sendo
crucial a realização do feedback (PARANAGUÁ,
SILVA, AZEVEDO FILHO,2020).
Será somativa, de forma
contínua, progressiva, com objetivo de acompanhar o aluno quanto ao
desenvolvimento de consciência e postura ético-legal demonstrada através de
expressões verbais e atitudes; desenvolvimento de juízo crítico frente às
questões legais, éticas e bioéticas inerentes ao trabalho de enfermagem/enfermeiro
em suas diversas dimensões do cuidar/cuidado; desenvolvimento da consciência
e identidade profissional em enfermagem; participação ativa no processo de
construção do conhecimento. As verificações de aprendizagem, em
número de três, serão realizadas por meio de atividades individuais e/ou em
grupo constando de avaliações escritas e subjetivas. Dado o extenso conteúdo relacionado aos
marcos legais e regulatórios da profissão enfermagem, objeto de estudo do
componente curricular, de modo a otimizar os dias letivos disponíveis, as
avaliações de aprendizagem serão realizadas extraclasse, mediante apresentação
do roteiro de atividades. Sobre as atividades práticas (PD), os alunos
deverão apresentar dois relatórios, sendo análise de caso 1 – Procedimento de
admissibilidade para processo ético (nota 1), análise de caso 2 – Julgamento
Ético (nota 2), seminário avaliativo (nota 3)Todas as avaliações terão valor
de zero a 10. Ao final do período letivo será
calculada a média das três notas das atividades avaliativas e a média das
notas obtidas nos relatórios, cujo resultado será dividido por 3. Todas as
avaliações terão peso idêntico, de onde se extrairá a Média Final. Ao final o aluno deverá obter média
7,0, caso contrário, deverá submeter-se à Prova Final, cujo resultado será
somado à média obtida e dividida por dois, onde o aluno deverá alcançar Média
Final mínima de 5,0 (cinco) para ser aprovado. Além da nota obtida, será
exigido o mínimo de 75% de frequência para a aprovação. |
Referência | Existe na Biblioteca |
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