MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO E SAÚDE
Curso: SAÚDE COLETIVA - BACHARELADO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 51227260
Período: 20211
Turma: SL
Unidade Ofertante: Instituto de Saúde Coletiva
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 16 horas
Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCO AURELIO BERTULIO DAS NEVES
Status:
Homologado
Ementa
Planejamento: conceitos fundamentais. Aspectos históricos do planejamento em saúde na América Latina e no Brasil. O método CENDES/OPS. A formulação de Políticas do CPPS. Planejamento estratégico: princípios. A metodologia do PES, do ZOPP e do MAPP. Projeto: elaboração, etapas e gestão. Órgãos financiadores de projetos e suas exigências. Planejamento e programação em saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Territorialização e Análise da Situação de Saúde: identificação, descrição, priorização e explicação de problemas de saúde. Formulação de políticas, planos, programas e projetos na área de saúde: enfoques, métodos e técnicas. Programação: enfoques, técnicas e instrumentos: programação pactuada integrada PPI e programação situacional. Gerenciamento da execução, acompanhamento e avaliação das ações e serviços de saúde. Controle, avaliação e regulação. Atributos das ações, serviços e sistemas de saúde. Critérios, indicadores e padrões para avaliação em saúde. Formas de incorporação de avaliação na gestão de serviços de saúde.
Justificativa
O profissional em saúde coletiva deve estar apto a tomar decisão, fazer o gerenciamento, planejamento e administração tanto dos recursos como do sistema e dos serviços de saúde no SUS. Desta forma os conhecimentos e habilidades em Planejamento em saúde permitirão ao aluno desenvolver competências neste sentido.
A disciplina será realizada integralmente por meio de TICs em atendimento a Resolução CONSEPE n.º 174/2021, que disciplina o ensino mediado por TICs de maneira excepcional durante a pandemia de Covid-19.
Objetivo Geral
Compreender a importância do Planejamento em Saúde e apreender métodos, técnicas e instrumentos para sua aplicação nas práticas em saúde coletiva .
Objetivos Específicos
Entender a história do Planejamento em Saúde na Al no Brasil
Compreender as tendências e debates do planejamento em Saúde no Brasil ( autores da área)
Conhecer os conceitos do Planejamento Estratégico Situacional :
Conhecer e analisar o momento explicativo ( sistema de informação, Necessidade em saúde )/ Utilização da epidemiologia no planejamento ;
Conhecer e analisar o momento normativo( estrutura modular e orçamento ) / Elementos Constitutivos dos Planos;
Conhecer o Momento estratégico : analise de viabilidade e estratégias ;
Conhecer, descrever o Momento Tático operacional: sistemas de direção estratégica/ indicadores de avaliação do plano.
Conhecer o sistema de Planejamento programação em Saúde No BR : PlanejaSUS – pressupostos
Identificar e analisar os instrumentos de programação em saúde no Brasil
Metodologia
Neste momento de pandemia COVID-19 vamos utilizar as ferramentas TICs que serão fundamentadas conforme a Resolução CONSEPE N. 174/2021.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
As estratégias de ensino serão realizadas por meio de atividades e recursos educacionais:
- Para cada unidade terão exposições dialogadas (síncronas) que serão utilizadas ferramentas como Microsoft PowerPoint ou similar para a confecção e apresentação de vídeo-aulas;
-Apresentação de vídeos/filmes diversos presentes na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube para atividades assíncronas;
- Textos sobre temas que englobam o módulo em formato PDF (Portable Document Format) tais como e-books e artigos científicos para atividades assíncronas;
-Acesso a página das sala virtual de aprendizagem (AVA) e aos recursos educacionais disponíveis na plataforma;
-Atividades no formato de estudo de casos / atividades de dispersão para atividades síncronas e assíncronas;
- Problematização de situações concretas (síncronas e assíncronas);
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
As estratégias de aprendizagem visando atingir os objetivos educacionais serão realizadas por meio de:
-Atividades síncronas e assíncronas;
-Rodas de Conversa mediadas por TIC (síncronas);
-Seminários/Ilhas de Produção (Síncronas);
-Fóruns (Assíncronas);
-Leitura e síntese de textos, artigos, filmes - estudos dirigidos (assíncronas);
-Estudos de casos / questionários (síncronas e assíncronas);
-Encontros via chat, web conferências e/ou e-mail, disponibilizados no AVA Institucional;
-Discussão de artigos científicos e capítulos de livros (atividades síncronas e assíncronas), entre outros.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Para o desenvolvimento das unidades, os docentes e discentes irão se comunicar por meio de Tecnologias de Informática e Comunicação (TICs), tais como:
-AVA Institucional (prioritariamente), a partir de mensagem utilizando a ferramenta "avisos", e no caso de dúvidas, os estudantes poderão se comunicar com o docente pro meio da ferramenta "mensagem", e-mail e WhatsApp;
-Plataformas poderão ser utilizadas como: Zoom, WhatsApp, Google Meeting;
- E-mail.
Avaliação
A avaliação será formativa e somativa.
Formativa, pois acontecerá de forma contínua tendo como foco a percepção dos estudantes e as dificuldades vivenciadas durante todo o processo de ensino-aprendizagem permitindo o aprimoramento das estratégias de ensino adotadas no decorrer da disciplina.
No meio e ao final do semestre, far-se-á avaliação somativa considerando o grau de domínio dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos.
Os aspectos considerados para avaliação serão: assiduidade, pontualidade, capacidade de relacionar teoria e prática, participação nas discussões em grupo, atividades de dispersão, produção de atividades individual e em grupos, rodas de conversas, estudos dirigidos e apresentação dos seminários.
Para mensurar esse processo educativo serão atribuídas notas considerando:
Participação e envolvimento (N1 = 1,0)
Estudos dirigidos / Rodas de Conversas (N2 =1,5)
Seminários (N3 = 1,5 sendo 0,5 da atividade em grupo e 1,0 da apresentação individual)
Avaliação Formativa (N4 = 3m5)
Produto Final – Trabalho de Planejamento e de Programação em Saúde (N5 = 2,5)
Nota Final = (N1+N2+N3+N4+N5) = 10
O exame final será realizado quando for obtida Nota Final < 5 (menor que 5,0)
MF = (NF + EF) / 2 se MF>ou igual a 5,0, aprovado com exame final, e se MF < 5,0 Reprovação
REPOSIÇÃO DE ATIVIDADE
Para os casos em que se justificar a falta na realização das atividades, o discente deverá comunicar por mensagens no AVA ao docente em no máximo 72 horas após a data estabelecida para entrega da atividade no sentido de realizar a substituição e/ou realização de nova atividade. Essa possibilidade de realizar a substituição e/ou realização de nova atividade não se aplica para os casos das avaliações somativas.
FREQUENCIA
De acordo com o art.6°, da Resolução CONSEPE n°174/2021. “CAPÍTULO IV - DO REGISTRO DA FREQUENCIA. Artigo 6° O registro de faltas no diário de classe online não ocorrerá durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TICs. Todavia, o professor poderá realizar a gestão da participação, conforme Guia de Estudos e Plano de Ensino. §1° Para gestão da participação dos discentes, serão consideradas as ações virtuais por meio de interações, realização e entrega de atividades digitais oriundas de encontros síncronos ou assíncronos, que podem acontecer em qualquer ambiente virtual, devendo estar registrados no AVA institucional e constar no Plano de Ensino e no Guia de Estudos. [...]”.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso