MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA À GESTÃO EM SAÚDE
Curso: SAÚDE COLETIVA - BACHARELADO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 10530779   Período: 20221   Turma: SL
Unidade Ofertante: Instituto de Saúde Coletiva
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: THAISA SOARES SILVA

Status: Homologado

Ementa

Noções de psicologia organizacional. Processos de liderança. O indivíduo na organização. Comportamento. Personalidade. Dinâmica de grupo. Vida em grupo. Interação social. Noções de gestão de recursos humanos nas organizações. Prática de técnicas em dinâmica de grupo que facilitem o relacionamento interpessoal.

Justificativa

O estudante de saúde coletiva deve entrar em contato com as produções das ciências psicológicas para compreender a importância da produção de sentidos e significados dos sujeitos, inclusive do processo de saúde/doença, apropriando-se de uma concepção psicossocial de saúde. Assim, compreender os processos psicossociais dentro do contexto organizacional é essencial para boas práticas de gestão em saúde. A abordagem das clínicas do trabalho permitem pensar a gestão de forma coletiva e democrática.

Objetivo Geral

Compreender os processos psicossociais relacionados às práticas de gestão em saúde, recorrendo às contribuições teóricas da ciência psicológica em interface ao campo da saúde coletiva.

Objetivos Específicos

-Apresentar a Psicologia Social. -Descrever o percurso histórico da psicologia do trabalho, considerando sua diversidade teórico metodológica e diferentes perspectivas relacionadas à manutenção ou transformação dos processos de trabalho. - Aplicar os referenciais teórico-metodológicos das clínicas do trabalho na leitura dos fenômenos psicossociais em organizações de saúde. - Apresentar tópicos especiais do campo da Saúde Mental, tais como: discussão sobre loucura, subjetividade, medicalização, patologização, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, atenção psicossocial, conceitos contemporâneos de saúde, etc.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Propõe-se a participação da turma, junto com a professora, na definição do cronograma e atividades avaliativas. Para cumprimento dos conteúdos programáticos também se propõe uma construção dialógica das práticas de ensino. Para tanto, são propostas: - Realização das leituras prévias, discussões e reflexões coletivas durante as aulas; - Relação dialógica entre professora e estudantes; - Aulas expositivas e dialogadas; - Dinâmicas que convidem a participação discente; - Processos grupais para desenvolvimento das atividades de leitura, discussão e reflexões; - Processos grupais para desenvolvimento das atividades avaliativas; -Atividades avaliativas pelo AVA e em sala, podendo ser coletiva ou individual; - Uso de recursos como data-show, vídeos, jogos teatrais, para aulas expositivas e dialogadas;

Avaliação

A avaliação da aprendizagem se dará de modo processual no decorrer da disciplina e compreenderá três atividades, conforme participação discente após proposição inicial da professora e inserção de suas considerações: 1) Atividade Individual; 2) Atividade em grupo em sala; 3)Expressão Criativa: atividade em grupo a ser apresentada em sala; Nota Final = (N1+N2+N3)/3, onde: N1= Atividade 1 (nota individual – 0 a 10); N2 = Atividade 2 (nota grupo – 0 a 10); N3=Atividade 3 (nota grupo - 0 a 10). Somente será aprovada(o) aquela(e) que apresentar média final superior ou igual a 5,0 e frequência mínima de 75%. Aqueles que não alcançarem a média poderão realizar a PF Prova Final, obtendo média 5,0 para aprovação na disciplina. *O aluno que exceder o limite de faltas de 25% será reprovado.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso