MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Curso: SAÚDE COLETIVA - BACHARELADO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 51227259
Período: 20231
Turma: SL
Unidade Ofertante: Instituto de Saúde Coletiva
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCOS AURELIO DA SILVA
Status:
Homologado
Ementa
Cultura e educação. Práticas de comunicação como estratégias para a educação em saúde. Comunicação e divulgação: potencialidades e limites. A questão das mediações e a sociedade de informação. Ressonâncias sociais da comunicação. Comunicação e procedimentos educacionais. Comunicação/Educação e produção de sentidos. Tendências teórico- metodológica da prática educativa educação e cidadania.
Justificativa
A disciplina se justifica na formação profissional do sanitarista por vários motivos. Em primeiro lugar, é tarefa deste profissional a preocupação com mudanças sociais e comportamentais que visem melhorias na saúde pública, de onde a comunicação torna-se um importante instrumento da gestão dos serviços em saúde. Em segundo lugar, a comunicação é a base de qualquer relação social, o que faz com que a reflexão crítica sobre a circulação e distribuição de informações seja também parte do trabalho dos sanitaristas, que pode ser pensado como um mediador entre a população e os campos científicos que legitimam o saber na área da saúde. Por fim, faz-se necessária na atuação do sanitarista a habilidade de promover campanhas educativas ou de divulgação de de informações científicas ligadas ao processo de saúde-doença, de prevenção a partir das tecnologias disponíveis nos serviços de saúde e das atividades dos órgãos para os quais trabalham, tendo em vista que a comunicação é um importante pilar do controle social da saúde pública.
Objetivo Geral
Oferecer às alunas a possibilidade de reconhecer na comunicação e na educação pilares fundamentais da prática da sanitarista, através de estudos teóricos sobre intervenções na comunidade.
Objetivos Específicos
- Debater e refletir sobre os conceitos básicos de comunicação e de educação;
- Conhecer as teorias e práticas em educação e comunicação e saúde;
- Reflexão crítica sobre campanhas educativas em saúde, seus limites e excessos;
- Produção textual em saúde como prática educativa;
- Realização de campanha educativa tendo como base os conceitos e debates vistos na disciplina.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Aulas expositivas e dialogadas. Semanalmente, serão disponibilizados: Um texto (capítulo de livro ou artigo) que deverá ser lido pelas alunas pois é e base da atividade da semana; Vídeos (documentários, campanhas, filmes) poderão ser disponibilizados quando forem pertinentes ao aprendizado, podendo também serem objeto da atividade da semana; Uma atividade com instruções de como realizá-la.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: As alunas precisarão se dedicar à leitura dos textos, assistência aos vídeos e outros materiais e a realização dos exercícios propostos. Estudos dirigidos individuais e em grupo. Debates com base em vídeos e textos suplementares. Leitura crítica e apresentação de artigos/textos.
Quando necessário, os dias e horários de orientação serão agendados previamente através de email da aluna para o professor.
Avaliação
O processo de avaliação será todo textual, a partir dos exercícios propostos semanalmente. Haverá a realização de estudos dirigidos, resenhas de textos e vídeos, bem como produção textual que sintetize o que as alunas aprenderam do tema proposto.
Todos os trabalhos serão avaliados com nota que vai de 0 a 10 e no final da disciplina uma média simples será gerada a partir de todas as avaliações.
Alunas que não atingirem a média 5,0 deverão fazer prova final.
Não atingindo a média 5,0, o/a aluno/a poderá realizar a prova final (PF) onde, a nota obtida pela média aritmética de NF + PF deverá ser maior ou igual a 5 pts para aprovação.
Para ser aprovada (o), a(o) aluna (o) precisa ter, no mínimo, 75% de frequência.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso