MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Tecnologia de Bebidas
Curso: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - BACHARELADO/CAMPUS CUIABÁ
Nível: Graduação
Código: 110200023
Período: 20231
Turma: CTB
Unidade Ofertante: Faculdade de Nutrição
Carga Horária Teórica: 24 horas
Carga Horária Prática: 8 horas
Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PAULO AFONSO ROSSIGNOLI
Status:
Homologado
Ementa
Legislação de bebidas. Fluxograma de produção de bebidas. Bebidas não alcoólicas. Bebidas fermentadas. Bebidas fermento-destiladas. Bebidas obtidas por mistura. Qualidade da água na elaboração de bebidas. Equipamentos e acessórios de processamento de Bebidas.
Justificativa
A indústria de bebidas cresce juntamente com o agronegócio no Brasil central, criando uma cadeia de produtos e serviços de grande relevância. Assim o suprimento de mão de obra qualificada é um dos principais objetivos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da FANUT.
Objetivo Geral
Qualificar os acadêmicos em Ciência e Tecnologia de Alimentos para o mercado produtor de bebidas alcoólicas e não alcoólicas
Objetivos Específicos
Qualificar os acadêmicos para a produção e gerenciamento de industrias de refrigerantes, extratos de frutas, bebidas destiladas ,cerveja e vinho na região centro oeste do Brasil.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
O conteúdo será ministrado através de aulas expositivas, aulas práticas e seminarios. As aulas presenciais expositivas teóricas, com recursos audiovisuais os quais disponibilizados no AVA. As aulas práticas em laboratório especifico para elaboração de bebidas com roteiro das práticas. Visitas técnicas e aulas de campo complementam a formação especifica.
Avaliação
Serão aplicadas duas avaliações escritas e dois seminários obrigatórios, todos com nota de zero a dez e a media final será obtida pela divisão da somatória dos trabalhos por quatro, obtendo-se a nota final (NF).
1) Para aprovação direta (sem prova final), o aluno deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária total (32h = 24 aulas de 4 horas cada); e Nota Final da disciplina (NF) igual ou superior a 7,0 (sete). Para aprovação para medias abaixo de 7.0 será realizada a media entre a prova final e a media a das avaliações do período. 2) Avaliação da Aprendizagem: serão realizados seminários orais de avaliação e prova escrita individual, com questões subjetivas e de múltipla escolha. Os seminários orais serão complementados com entrega de trabalho escrito realizado em grupo de 2 alunos e em formato digital. Será atribuída nota de 0 a 10 (zero a dez) para as avaliações previstas: • VA1 = Seminário I • VA2 = Avaliação escrita I • VA3 = Seminário II • VA4 = Avaliação escrita II. Para obtenção da MS da disciplina será aplicada a seguinte fórmula: MS Semin. I + Av. I+ Semin. II +Av. II . Se MS igual ou maior do que 7,0 - Aprovação Direta. Se MS < 7,0 - O aluno deverá submeter-se ao EF Onde: MF1 = MS + EF 2 • Se MF = 5,0 - Aprovação com Exame Final • Se MF < 5,0 - Reprovado . Os critérios de avaliação do ensino estão de acordo com a resolução do CONSEPE no 63 / 2018..
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso