MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Curso: ENFERMAGEM - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61100380   Período: 20211   Turma: ENF
Unidade Ofertante: Faculdade de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VALERIA CRISTINA MENEZES BERREDO

Status: Homologado

Ementa

A construção da subjetividade. O ser humano enquanto ser de relações interpessoais. Organização estrutural da vida psíquica. Fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, adulto e idoso. Fases do adoecimento, morte e morrer. A relação sujeito família e comunidade. Tecnologias de relacionamento: acolhimento e vínculo.

Justificativa

A importância dos conteúdos a serem trabalhados na Disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde reside no fato de que estes possibilitam ao discente a compreensão do papel do(a) enfermeiro(a), através do pensar reflexivo- crítico, nas ações direcionadas à população enquanto ser de relações interpessoais, compreendendo cada indivíduo a partir de suas fases de desenvolvimento e da organização estrutural de sua vida psíquica, para que possa estabelecer vínculo e garantir uma assistência de qualidade às necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, dentro de uma visão holística do ser que é cuidado, garantindo uma assistência de enfermagem ética e científica compatível com as necessidades de saúde das populações.
Esse componente curricular será ofertado em caráter excepcional e temporário, com o desenvolvimento de estratégias de ensino por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, devido o contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais para alunos ingressantes, neste semestre. Assim, a oferta desse componente curricular segue as determinações do Ministério da Educação (Portaria 343, de 17 de março de 2020), do Ministério da Saúde (Portaria nº 454, de 20 de março de 2020) e as recomendações do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 da Universidade Federal de Rondonópolis e a Resolução CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021.

Objetivo Geral

Compreender o papel do (a) enfermeiro (a), por meio do pensar reflexivo-crítico, nas ações direcionadas à população, compreendendo cada indivíduo a partir da organização estrutural de sua vida psíquica, para que possa garantir uma assistência de qualidade às necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, dentro de uma visão holística do ser que é cuidado.

Objetivos Específicos

1- Conhecer os conceitos básicos da psicologia e aplicá-los às práticas de enfermagem no atendimento ao indivíduo, família e comunidade.
2- Conhecer alguns aspectos psicológicos inerentes ao ser humano para facilitar o estabelecimento de vínculo com o indivíduo, família e comunidade.
3- Compreender o processo de desenvolvimento humano, incluindo o adoecimento e a morte para saber lidar e conduzir-se nestas situações, de forma a apoiar adequadamente usuários, familiares e comunidade.
4- Relacionar as concepções levantadas com os conteúdos estudados para futuramente desenvolver tecnologias de relacionamento em interface com outros profissionais, com os usuários dos serviços de saúde, família e comunidade.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A avaliação deste componente curricular irá considerar:
A RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 63 DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, Artigo 17: Para os cursos em Regime de Crédito, será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das avaliações do período letivo, quando o Projeto Pedagógico de Curso não prevê Prova Final.
Resolução CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021, Art. 9º: II - para a gestão da frequência dos discentes, será considerada a presença virtual por meio de interações no AVA Moodle, como a realização de atividades assíncronas, a participação em encontros on-line e síncronos e, para a parte remota, a presença física nas atividades presenciais executadas, a saber:
a) a frequência mínima necessária para a aprovação será de setenta e cinco por cento do total da carga horária da disciplina; e
b) em um ambiente virtual, os critérios de assiduidade apresentam características próprias, diferentemente do que ocorre no ambiente presencial, o que implica a necessidade de se fazer uso de critérios apropriados para esse tipo de ensino, como contabilização de acessos, devolução de atividades, comentários em fóruns e chats, relatos de leituras e/ou de vídeos e outros que indiquem que as atividades propostas foram executadas.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:

- Optou-se pela avaliação continuada do acadêmico enfocando: participação nas atividades assíncronas e síncronas, participação nas discussões, cumprimento dos prazos de entrega dos produtos solicitados, clareza e objetividade, coerência, qualidade textual, lógica e articulação de ideias na elaboração dos textos produzidos, análise e uso de vocabulário técnico correspondente, e capacidade de síntese, nas seguintes formas avaliativas:

- Avaliação diagnóstica: Serão realizadas avaliações diagnósticas no primeiro encontro com a turma e ao longo do semestre por meio de Brainstorming.

- Avaliação Formativa: Serão realizadas avaliações formativas ao longo do semestre por meio de autoavaliação e avaliação da disciplina via respostas aos estudos dirigido, respostas às resenhas críticas, conteúdo do fórum de debate e discussões sobre as temáticas nas aulas síncronas.

- Avaliação Somativa: O aluno será avaliado por meio de dois blocos de atividades, a saber:

A1: Elaboração de atividades a partir de temáticas indicadas pela professora da disciplina, por meio de análise reflexiva-crítica de textos a partir de estratégias de aprendizagem direcionadas pela docente, com envio de matérias didáticos para posterior discussão:
a) Elaboração de uma resenha crítica para as Unidades I e II (0 – 1 ponto, cada);
b) Respostas a dois estudos dirigidos a partir de conteúdos didáticos - Un. III (0 – 2 pontos, cada);
c) Participação em fórum de debate entre alunos – Unidade V (0 – 1 ponto);
d) Análise reflexiva-crítica de um filme - UnidadeV (0 – 1 ponto);
e) Elaboração de uma resenha descritiva das Unidade VI e VII (0 – 2 pontos).

A2:
a) Participação nas discussões em aulas síncronas que valerá de 0 – 1.0 ponto, a depender do percentual de assiduidade (0 – 0.50 ponto), bem como da participação nas discussões (0 – 0.50 ponto);
b) Elaboração e apresentação de um seminário (unidade IV): conteúdo escrito (0 – 4.0 pontos) e conteúdo apresentado (0 – 5.0 pontos).

MÉDIA FINAL: A1 + A2/2 = 5,0 PONTOS.

Avaliação

A avaliação deste componente curricular irá considerar:
Resolução CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021: Art. 9º: II - para a gestão da frequência dos discentes, será considerada a presença virtual por meio de interações no AVA Moodle, como a realização de atividades assíncronas, a participação em encontros on-line e síncronos e, para a parte remota, a presença física nas atividades presenciais executadas, a saber:
a) a frequência mínima necessária para a aprovação será de setenta e cinco por cento do total da carga horária da disciplina; e
b) em um ambiente virtual, os critérios de assiduidade apresentam características próprias, diferentemente do que ocorre no ambiente presencial, o que implica a necessidade de se fazer uso de critérios apropriados para esse tipo de ensino, como contabilização de acessos, devolução de atividades, comentários em fóruns e chats, relatos de leituras e/ou de vídeos e outros que indiquem que as atividades propostas foram executadas.

Métodos de avaliação:
- Optou-se pela avaliação continuada do acadêmico enfocando: participação nas atividades, cumprimento dos prazos de entrega dos produtos solicitados, clareza, lógica e articulação de ideias na elaboração dos textos produzidos, além da capacidade de síntese;
- Participação nas discussões.

Avaliações:

• A1: Elaboração de atividades a partir de temáticas indicadas pela professora da disciplina, por meio de análise reflexiva-crítica de textos a partir de estratégias de aprendizagem direcionadas pela docente, com envio de matérias didáticos para posterior discussão:
a) Elaboração de uma resenha crítica para as Unidades I e II (0 – 1 ponto, cada);
b) Respostas a dois estudos dirigidos a partir de conteúdos didáticos - Un. III (0 – 2 pontos, cada);
c) Participação em fórum de debate entre alunos - Un.V (0 – 1 ponto);
d) Análise reflexiva-crítica de um filme - Un.V (0 – 1 ponto);
e) Elaboração de uma resenha descritiva das Un.VI e VII (0 – 2 pontos);

• A2:
a) Participação nas discussões em aulas síncronas que valerá de 0 – 1.0 ponto, a depender do percentual de assiduidade (0 – 0.50 ponto), bem como da participação nas discussões (0 – 0.50 ponto);
b) Elaboração e apresentação de um seminário (unidade IV): conteúdo escrito (0 – 4.0 pontos) e conteúdo apresentado (0 – 5.0 pontos).

•MÉDIA FINAL: A1 + A2/2 = 5,0 PONTOS.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso