MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: POLUIÇÃO AMBIENTAL
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300150   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DOMINGOS SAVIO BARBOSA

Status: Homologado

Ementa

Qualidade ambiental. Fontes de poluição e principais poluentes e contaminantes. Principais parâmetros de avaliação da qualidade ambiental e de caracterização de resíduos de atividades antrópicas. Impactos ambientais provocados pelos resíduos de atividades antrópicas. Legislação ambiental. Dispersão de poluentes. Capacidade ambiental de autodepuração de poluentes.

Justificativa

O contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais justificando a realização do componente curricular ofertado por meio de TICs. Disciplina profissionalizante para a atuação nas áreas de controle e análise ambiental, perícias, gestão ambiental e demais áreas de atuação que envolvem o reconhecimento dos mecanismos de poluição e contaminação ambiental. A oferta do componente curricular é peculiar face ao contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais, justificando a realização do componente curricular ofertado por meio de TICs.

Objetivo Geral

Introduzir os principais conceitos relativos a poluição ambiental suas práticas profissionais.

Objetivos Específicos

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de elaborar um plano de controle ambiental visando o monitoramento de fontes poluidoras. Ser capaz de prestar esclarecimentos técnicos aos órgãos competentes quanto a um problema de poluição. Ser capaz de prestar informações técnicas aos produtores rurais quanto a um problema de poluição.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina é baseada em análise de problemas e projetos via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A rotina da disciplina baseia-se na indicação de uma leitura preparatória seguida de atividade a distância sobre a mesma. O tema será discutido visando atender os objetivos propostos. Desta forma, torna-se essencial que os estudantes efetuem a leitura indicada. A disciplina tem caráter analítico e baseada em problemas, ou seja, não há incentivo à simples memorização de informações e sim a necessidade da busca por informações complementares. É importante que os exercícios indicados sejam realizados. É habilidade fundamental a capacidade de compreensão da legislação aplicada à disciplina. A realização da parte prática da disciplina de modo não presencial, por meio de TICs: será através de análise de pareceres disponíveis na internet e elaboração de projetos técnicos.

Avaliação

Será de acordo com Resolução CONSEPE 63/2018 e DECISÃO N° 001/2015/ICAT/CUR/UFMT. O sistema de avaliação será composto por avaliações on-line e projeto individual entregues exclusivamente via AVA. Estão previstas três avaliações sendo a primeira de nivelamento. É fundamental que os estudantes treinem suas habilidades de expressão escrita e análise de gráficos. As avaliações serão aplicadas em média a cada três ou quatro aulas, variando em função do grau de dificuldade do conteúdo. É importante destacar que as avaliações também ocorrem durante as atividades em sala de aula através das questões levantadas de forma pontual sobre o conteúdo ministrado Pontuação Total (PT)= (P1+P2+P3)/3, sendo P as avaliações escritas com datas previamente agendadas. Estarão aprovados os estudantes que obtiverem nota (PT) igual ou superior a 7,0 (sete) Para os estudantes com média inferior a 7,0 e acima de 3,0, da pontuação total (PT), será oferecida uma prova final (PF), com 100% do conteúdo ministrado no decorrer do semestre, que será somada à média anterior e dividida por 2 (dois). O aluno que conseguir atingir média igual ou superior a 5,0 (cinco) será aprovado. Os alunos que atingirem média menor ou igual a 3,0 na PT, ficam excluídos da PF e estarão reprovados.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso