MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300160   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIANE ISIS BARROS

Status: Homologado

Ementa

Importância e complexidade da agricultura. Desbravamento e limpeza dos campos. Preparo do solo. Sementes. Plantio. Controle de plantas daninhas. Adubação verde. Rotação de culturas. Plantio direto na palha. Recuperação de pastagens degradadas. Conservação do solo e da água.

Justificativa

A disciplina objetiva fornecer a apropriação de conhecimentos que permitam aos estudantes entender os fundamentos do manejo e da conservação do solo e da água, capacitando-os a analisar, demonstrar e desenvolver medidas que promovam o uso racional dos recursos solo e água em sistemas agrícolas e naturais. Dado o contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais, o presente componente curricular será ofertado no calendário letivo 2021/1 por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), conforme estabelecido pela Resolução CONSUNI nº 18 de 31 de agosto de 2020 da UFR.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina, os discentes serão capazes de entender os fundamentos do manejo e conservação do solo e da água, analisar, demonstrar e desenvolver medidas que promovam o uso racional dos recursos solo e água em sistemas agrícolas e naturais.

Objetivos Específicos

• Entender a importância do manejo e conservação do solo e da água, explicando a função destes recursos nos ecossistemas agrícolas e naturais.
• Compreender os processos que regem a erosão do solo, estimando as perdas de solo em áreas agrícolas.
• Compreender as medidas de conservação do solo e da água, analisando a eficiência destas medidas.
• Analisar e utilizar dados disponíveis para o planejamento de medidas que visem a conservação do solo e da água.
• Demonstrar e avaliar as diversas medidas de conservação do solo.
• Desenvolver soluções para problemas relacionados à conservação do solo e da água.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As estratégias de ensino serão mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A comunicação entre docente e discentes será estabelecida por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Google Meet. A dinâmica da disciplina consistirá em aulas remotas com encontros preferencialmente síncronos, onde serão apresentados e explicados os principais elementos referentes ao conteúdo em estudo. Para os encontros síncronos, será utilizado o Google Meet, o link da sala de aula virtual será postado na sala virtual do AVA com antecedência mínima de 12 horas ao horário de início. Durante a apresentação da aula, a interação com os discentes será preferencialmente via chat, porém, após a conclusão de cada bloco de conceitos será dada uma pausa para a participação dos discentes, onde estes poderão usar o microfone.
Tendo em vista que as atividades de laboratório e campo estão vedadas, conforme redação da resolução CONSUNI nº 18/2020 da UFR, a carga horária (16 horas) referente às aulas práticas desta disciplina será proposto aos estudantes a realização de verificações de aprendizagens que envolve a resolução de problemas práticos sobre manejo e conservação do solo e da água. Esses problemas práticos envolvem vários desafios e detalhes técnicos que o estudante deverá se atentar. Aliado as ferramentas assíncronas e síncronas que a disciplina ofertará, o estudante será capaz de enfrentar múltiplas dificuldades de situações reais. Fica assim substituída a necessidade de encontros presencias.

Avaliação

Duas provas (P1 e P2) e um Seminário (S1), valendo de 0 (zero) até 10 (dez), cada um e equivalendo a 75% da avaliação
No mínimo 4 (quatro) Verificações de aprendizagem valendo de 0 (zero) até 10 (dez) equivalendo a 25% da avaliação.

A nota final será a média das provas e do seminário, multiplicada por 0,75, mais a média das VAs multiplicada por 0,25.

Será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e:
nota igual ou superior a 7,0 (sete) , resultante da média das avaliações do período letivo.
nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média entre a nota do exame final e a média das avaliações do período letivo.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa atual que consta no sistema é ainda a do projeto pedagógico de 2006. Nesse caso, abaixo está inserida a ementa correta do projeto pedagógico atual em vigência:

EMENTA: Clima e solo no ambiente tropical; Interpretação de levantamentos pedológicos para uso e manejo do solo; Principais conceitos relacionados à conservação do solo e da água. Erosão do solo. Predição de perdas e práticas de controle. Aptidão Agrícola e capacidade de uso de terras. Práticas conservacionistas e sistemas de manejo e conservação de solos e da água. Adubação verde e rotação de culturas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso