MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: SANEAMENTO BÁSICO
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300170   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARIA DA CONCEICAO TRINDADE BEZERRA E OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Saneamento básico e planejamento urbano. Políticas de saneamento. Sistemas urbanos de abastecimento de água. Sistemas urbanos de esgotos sanitários. Sistemas de drenagem urbana. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

Justificativa

Os alunos da Engenharia Agrícola e Ambiental serão capazes de ter conhecimentos sobre a importância do saneamento básico,
ter noções de saúde pública, redes de abastecimento e seus processos, e noções dos tipos de coleta de esgoto e tratamentos.

É importante salientar que devido a pandemia de COVID-19 estarão suspensas todas as atividades presenciais e os componentes curriculares teóricos e práticos serão desenvolvidos e ofertados por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Objetivo Geral

Levar o aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental a compreender os conceitos e a importância do saneamento básico para a sociedade e para o meio ambiente. Levar conhecimentos sobre águas de abastecimento e sistemas de coleta de esgoto.

Objetivos Específicos

- Importância do saneamento
- Noções de saúde pública
- Noções de sistemas de águas de abastecimento e de coleta de esgoto.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Durante este período letivo os conteúdos serão ofertados por meio de atividades remotas, em sua totalidade, devido à pandemia de COVID-19. As aulas poderão ser desenvolvidas utilizando aulas online “ao vivo”, vídeo-aula pré-gravadas, áudio sobre slides, vídeos de outras autorias, e através da participação em fóruns.

Todas as atividades serão registradas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional.

A carga horária prática desta disciplina será convertida em atividades não presenciais como desenvolvimento de projetos, por exemplo.

Avaliação

As avaliações serão realizadas de maneira não presenciais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional. Serão avaliados questionários avaliativos, seminário e projetos sobre os assuntos abordados. Cada avaliação valerá nota de zero (0) a dez (10).

Os critérios para avaliação serão em conformidade com os estabelecidos na Resolução CONSEPE N° 63/2018 e DECISÃO N° 001/2015/ICAT/CUR/UFMT.

A nota final será a média aritmética simples das notas. O aluno que obtiver média aritmética maior ou igual a 7,0 (sete) estará aprovado. O aluno que obtiver média menor a 7,0 (sete) e maior ou igual a 3,0 (três) poderá fazer a prova final. O aluno que obtiver média menor que 3,0 (três) estará reprovado, não podendo fazer a prova final.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

EMENTA VIGENTE:

Importância do saneamento. Noções de saúde pública. Órgãos de saneamento. Mananciais, captação, adução e reservação. Noções de redes hidráulicas de abastecimento de água. Noções de sistemas de coleta de esgoto - tipos, partes constituintes.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso