MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ELETRIFICAÇÃO RURAL
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300390   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: RAFAEL CRUZ BORGES

Status: Homologado

Ementa

Fornecimento de energia elétrica ao meio rural. Aspectos sociais e econômicos da energia elétrica no meio rural. Usinas geradoras com aproveitamento de pequenas quedas d água. Cálculo de linhas de transmissão em alta tensão. Cálculo de demanda de uma fazenda e localização da subestação. Distribuição 46 elétrica em baixa tensão. Proteção contra descargas atmosféricas. Aplicação de energia elétrica em uma propriedade rural. Automação rural. Conversores de fase.

Justificativa

Devido o contexto atual da pandemia de COVID-19 e da suspensão das atividades presenciais, a disciplina será ofertada por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e sua carga horária prática será convertida em atividades realizadas através de software de simulação gratuito.
A disciplina é importante para o/a estudante de Engenharia Agrícola desenvolver os conhecimentos da parte elétrica relacionada com a energização rural das propriedades de forma a compreender como ocorre a distribuição de energia no meio rural bem como a formação das tarifas de energia elétrica.

Objetivo Geral

Oferecer ao aluno subsídios para entender o funcionamento e fornecimento de energia elétrica em propriedades rurais, de forma a priorizar a eficiência e economia de energia, através dos processos de educação mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

Objetivos Específicos

a) Desenvolver habilidades para a análise de problemáticas que envolvem a eletrificação rural, dando ênfase às técnicas de utilização de energia elétrica.
b) Realizar o levantamento das necessidades de cargas de uma atividade rural.
c) Conhecimento sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
d) Conhecimento sobre aplicações da energia no meio rural.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia será utilizando as TICs. As aulas serão gravadas (metodologia assíncrona) no Youtube e Google Meet. Será disponibilizado para o estudante a apresentação de cada aula do power point. Além disso, teremos encontros semanais ao vivo no AVA (metodologia síncrona) para quaisquer dúvidas sobre o conteúdo através das plataformas.

Avaliação

Teremos 2 avaliações online da disciplina que será realizada pelo AVA (valendo de 0 a 10) com peso 1.
A média parcial (Mp) da disciplina será a média aritmética entre todas as avaliações. Se a Mp for = 7,0 e presença = 75%, estudante Aprovado. Se 3,0 = Mp < 7,0 estudante de prova final (PF).
A média final (Mf) será a média aritmética entre a PF e Mp. Se Mf=5,0 estudante aprovado. Se Mf <5,0 estudante reprovado.
Os critérios são estabelecidos na Resolução Consepe 63/2018 e decisão N° 001/2015/ICAT/CUR/UFMT

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa atual da disciplina é: Fornecimento de energia elétrica ao meio rural. Usinas geradoras com aproveitamento de pequenas quedas d'água. Sistema de distribuição de energia elétrica no meio rural. Cálculo de demanda de uma fazenda e localização da subestação. Cálculo elétrico de linhas curtas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso