MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300510   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: NIEDJA MARIZZE ALVES LEAL

Status: Homologado

Ementa

Importância da semente. Formação da semente na planta. Maturação. Germinação. Dormência. Deterioração e vigor. Produção. Colheita. Secagem. Beneficiamento. Armazenamento.

Justificativa

Produção e Tecnologia de Sementes é uma disciplina ofertada aos alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, com carga horária de 64 horas, apresenta caráter obrigatório, oferecida semestralmente. Tem como objetivo Compreender os mecanismos que atuam na semente desde a sua formação até a germinação, Conhecer as tecnologias de manejo necessárias à produção de sementes com qualidade genética, sanitária e fisiológica. É importante destacar que a disciplina será ofertada neste formato devido a pandemia de COVID-19. Estarão suspensas todas as atividades presenciais e os componentes curriculares teóricos e práticos serão desenvolvidos e ofertados por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs e TDICs).

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno de Engenharia Agrícola conhecimento técnico para compreensão dos conceitos e princípios de tecnologia e produção de sementes.

Objetivos Específicos

Entender os mecanismos que atuam na formação da semente até a germinação; Compreender as tecnologias necessárias à produção de sementes; Entender a legislação e fiscalização que controlam o sistema de produção de sementes; Atuar em um laboratório de análise de sementes

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas expositivas serão ministradas utilizando ferramentas TDICs.
- As aulas práticas serão ministradas através de vídeos, de forma remota.
- Caso o aluno necessite do conhecimento presencial de algum teste realizado nas aulas práticas, ele terá disponibilidade no retorno das aulas presenciais de um monitor e de um professor para acompanhamento.

Avaliação

O processo de avaliação atenderá à resolução Consepe Nº 27/1999 em conjunto com o firmado pelo Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, observando os seguintes critérios:
Serão aplicadas avaliações continuas de forma remota, valendo 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A nota final será a média aritmética simples das avaliações continuas.
Prova Final (PF): será oferecida uma prova final (PF), cuja nota, será somada à média anterior e dividida por 2 (dois). O aluno que conseguir atingir média igual ou superior a 5,0 (cinco) será aprovado. Os alunos que atingirem média menor ou igual a 3,0 na PT, ficam excluídos da PF e estarão reprovados.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso