MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300774   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SUNAMITA SOUZA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Matrizes, determinantes, inversão de matrizes, sistemas lineares e soluções, vetores, adição de vetores, multiplicação de um número real por um vetor, produto escalar, produto vetorial, duplo produto vetorial, produto misto.

Justificativa

A disciplina Geometria Analítica e Álgebra Linear integra as disciplinas obrigatórias do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Nesta disciplina abordaremos os conceitos de matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares e vetores. Estes conceitos são fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico dos discentes, e são importantes para a atuação profissional. A Geometria Analítica e a Álgebra Linear nos fornecem ferramentas para tratar dos problemas de diversas áreas de forma sistematizada. Gradezas como força e aceleração podem ser representadas por vetores, isto torna este estudo indispensável num curso de engenharia.

Devido a pandemia provocada pela COVID-19, as atividades presenciais estão suspensas. Para a realização de nossas aulas utilizaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Objetivo Geral

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender e transmitir os conceitos de matrizes, de determinantes, de sistemas de equações lineares e de vetores.

Objetivos Específicos

Ao final de cada unidade, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os conceitos;
- Transmitir de forma clara e concisa os conceitos aprendidos;
- Compreender a ligação dos conceitos abordados com conceitos estudados em outras disciplinas e/ou áreas de estudos;
- Compreender que os conceitos abordados se relacionam com problemas do cotidiano;
- Utilizar os conteúdos para resolver problemas, em particular os problemas da Engenharia Agrícola e Ambiental.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido a pandemia provocada pela COVID-19, esta disciplina será ministrada de forma virtual, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), preferencialmente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aulas online pelo google meet. As aulas serão postadas no AVA para que os alunos possam acessá-las. Caso as aulas não possam ser de forma síncrona, elas serão de forma assíncrona no AVA, utilizando, por exemplo, aulas gravadas pelo professor, aulas disponibilizadas por outros professores, materiais de leitura como livros e apostilas, entre outros.

Serão disponibilizados no AVA materiais de apoio como livros, apostilas, notas de aula e listas de exercícios.

Ferramentas como o e-mail institucional e aplicativos de mensagens ajudarão na comunicação entre os envolvidos. A aba mensagens contida no AVA institucional também ajudará na comunicação.

Também será disponibilizado um horário de atendimento, a ser definido com os alunos, o qual acontecerá de forma virtual, podendo ser de forma síncrona através de uma sala do Google Meet ou assíncrona através do whats app.

Avaliação

O processo de avaliação atenderá à resolução da CONSEPE N.º 63 de 24 de setembro de 2018.
Serão realizadas 04 (quatro) atividades avaliativas. Destas 02(duas) serão provas denominadas de P1, P2 e a nota de cada atividade varia de 0,00 (zero) à 10,00 As demais serão 02 (dois) trabalhos denominados T1 e T2. A nota final (NF)será a média aritmética das notas descritas acima.
O controle de frequência será feito considerando a presença virtual por meio de interações, realização de atividades digitais e participação em encontros síncronos ou assíncronos que acontecerão no AVA institucional.
Será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária da componente curricular e nota final (NF) igual ou superior a 5,0 (cinco),.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso