MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: FÍSICA I
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300779   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: REINALDO TAKARA ZOPPEI

Status: Homologado

Ementa

Medidas em física. Movimento de translação. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Sistema de partículas. Dinâmica da rotação. Equilíbrio e elasticidade. Oscilações. Gravitação.

Justificativa

Está em vigência a suspensão de atividades presenciais devido ao contexto especial de COVID-19. Sendo assim, a disciplina de Física I será ofertada por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). O conteúdo discutido nesta disciplina desenvolverá no aluno um raciocínio lógico-matemático baseado nos princípios da física, capacitando-o para a análise dos fenômenos físicos da natureza, proporcionando-lhe condições para um melhor desenvolvimento de habilidades no estudo de problemas relacionados com a sua formação na área da Engenharia Agrícola e Ambiental.

Objetivo Geral

Fundamentado nos princípios da mecânica, capacitar o aluno a analisar os fenômenos relacionados com as condições de repouso e de movimento dos corpos sólidos.

Objetivos Específicos

Entender que a medição de uma grandeza física está relacionada com a comparação de um apropriado padrão de medida.
Realizar operações matemáticas relacionadas com a álgebra vetorial.
Diferenciar, analisar e descrever os movimentos uni, bi e tridimensionais.
Entender a interação, em termos de trocas de forças e energias, entre os corpos em movimentos uni, bi e tridimensionais e os corpos da vizinhança.
Relacionar os danos causados em uma colisão entre corpos rígidos com o impulso (força-tempo) e a quantidade de movimento (massa-velocidade).
Descrever o movimento de rotação de corpos rígidos em termos de torque e momento angular.
Enunciar as condições de equilíbrio em corpos rígidos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Todas as atividades serão desenvolvidas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O conteúdo programático estará organizado em 5 unidades de aprendizagem, sendo: (1) Sistema de Medida e Vetores; (2) Movimentos 1D, 2D e 3D; (3) Força e Movimento; (4) Trabalho e Conservação da Energia; (5) Momento Linear, Torque e Momento Angular. Para facilitar o desenvolvimento didático do curso foram montadas cinco apostilas em formato PDF, sendo uma para cada unidade de aprendizagem. Elas serão disponibilizadas sequencialmente no AVA. Cada uma delas contém a fundamentação teórica da respectiva unidade de aprendizagem sempre seguidas por uma lista de problemas propostos para cada dupla de alunos resolver. Ao término de cada uma das cinco unidades de aprendizagem, via mensagem eletrônica (e-mail/AVA), cada dupla de alunos deverá entregar ao professor um documento, em formato PDF, contendo a resolução dos problemas propostos. Os encontros síncronos entre professor e alunos para discussões e esclarecimentos de dúvidas, serão realizados na sala de web conferência criada através da ferramenta BigBlueButtonBN. As atividades desenvolvidas na sala de web conferência serão gravadas e disponibilizadas no AVA para consultas posteriores. Serão aplicadas duas avaliações por meio de questionários eletrônicos do AVA.

Avaliação

O Processo de Avaliação atenderá à resolução CONSEPE nº 63 de 24/09/2018.
As primeira e segunda notas do processo de avaliação, variando de 0 a 10 pontos cada, denominadas N1 e N2, serão obtidas através de avaliações aplicadas por meio de questionários eletrônicos do AVA. Uma terceira nota do processo de avaliação, variando de 0 a 10 pontos, denominada N3, será obtida através da média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco listas (L) de problemas propostos, ou seja: N3=(L1+L2+L3+L4+L5)/5. A média final (MF) será determinada pela média aritmética das notas N1, N2 e N3, ou seja: MF=(N1+N2+N3)/3. Serão considerados aprovados os alunos com MF igual ou superior a nota 5,0 (cinco).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Em acordo com o documento intitulado "REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL" datado em ABRIL/2011, a ementa da disciplina FÍSICA I é:

"Sistemas de medidas; movimento em uma dimensão; vetores; movimento em duas e três dimensões; leis de Newton; aplicações das leis de Newton; trabalho e energia; conservação da energia; sistema de partículas; quantidade de movimento; movimento de rotação; momento angular; equilíbrio dos corpos rígidos."

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso