MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CÁLCULO II
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300781   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LUIZ GUSTAVO ALVES DE SOUZA

Status: Homologado

Ementa

Integrais impróprias. Seqüências e séries infinitas. Equações diferenciais de primeira e segunda ordem. Transformada de Laplace.

Justificativa

Esta disciplina pertence ao núcleo básico do curso de engenharia agrícola e ambiental. Além de fornecer ferramentas e subsídios para o estudo de funções, física e engenharia, tem por objetivo desenvolver o raciocínio lógico do aluno, buscando aplicações práticas em problemas reais. Possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais às engenharias e desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas.

Objetivo Geral

A disciplina tem por objetivo geral enriquecer e aumentar a base teórica e prática dos alunos nos requisitos básicos de um curso de Engenharia Agrícola e ambiental.

Objetivos Específicos

Com o conteúdo da disciplina os alunos serão capazes de resolver e distinguir problemas práticos com a aplicação dos conceitos e métodos matemáticos facilitando a resolução de problemas ligados à área de Engenharia Agrícola e Ambiental. Os conceitos de derivadas e integrais de funções reais introduzidos na disciplina de Cálculo 1 e aprofundados nesta disciplina de Cálculo 2, principais conceitos introduzidos nesta disciplina, serão imprescindíveis para o entendimento das próximas disciplinas de cálculos, físicas dentre outras disciplinas do curso.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será desenvolvida na forma de EAD (ensino a distância), com aulas ao vivo e assíncronas e com atividades para complementar o ensino.

As aulas serão conduzidas de maneira sistemática e dialógica, propondo listas de exercícios e atividades, de modo a reforçar os conceitos abordados durante encontros remotos.

Avaliação

2(duas) avaliações no decorrer do semestre, sendo uma no término dos conteúdos do primeiro ciclo (1. 2. 3.) que acontecerá dia 07/06 e outra no término dos conteúdos do segundo ciclo (4. 5. 6.) que acontecerá dia 26/07.
2(dois) trabalhos que serão desenvolvidos durante cada um dos dois ciclos.
O encerramento de todas as atividades será dia 29/07, a média final será a média aritmética simples de todas as atividades avaliativas MA = (p1+t1+p2+t2)/4 (todas as notas com Peso 10,0). Será considerado aprovado o aluno com frequência mínima e que obtiver a média aritmética das quatro avaliações superior ou igual a 7,0.
Caso o aluno não atinja a média necessária para a aprovação, poderá realizar PF (prova final) que acontecerá dia 02/08 com peso 10,0, lembrando que, a PF só será aplicada aos alunos que obtiveram média entre 3,0 e 6,9.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

EMENTA: Aplicações da integral na engenharia. Modelos matemáticos com equações diferenciais. Séries infinitas. Geometria analítica no cálculo. Espaço tridimensional; vetores. Funções vetoriais.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso