MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: QUÍMICA ORGÂNICA
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300783   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CAMILA MARTINS DE OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Introdução ao estudo da química orgânica. Sinopse das funções orgânicas. Alcanos. Alquenos e alquinos. Hidrocarbonetos aromáticos benzênicos e seus derivados. Álcoois, éteres e fenóis. As substâncias quirais. Aldeídos e cetonas. Os ácidos carboxílicos e seus derivados funcionais. Aminas.

Justificativa

A oferta da disciplina por meio de TICs se justifica diante do contexto especial de pandemia de COVID–19, sendo regulamentada pela RESOLUÇÃO CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021.
A disciplina de quimica orgânica oferece conhecimentos básicos sobre as principais funções orgânicas, abordando a nomenclatura, estrutura, propriedades físicas, análise conformacional e estereoquímica dos compostos orgânicos. Esta servirá de base para a compreensão de outras disciplinas posteriores, possibilitando o aprendizado com melhor aproveitamento e qualidade.

Objetivo Geral

Ofertar ao discente conhecimento básico sobre a química orgânica, sua contextualização como ciência e inserção em diferentes áreas de aplicação, trazendo enfoque sobre as principais funções orgânicas, abordando nomenclatura, estrutura, propriedades físicas, análise conformacional e análise estereoquímica dos compostos orgânicos, com aplicações biológicas e químicas do cotidiano.

Objetivos Específicos

• Desenvolver no aluno o espírito crítico, o hábito de estudo, a pesquisa científica, o rigor e a precisão no uso da linguagem e conceitos básicos da química orgânica.
• Fornecer ao aluno conhecimento básico envolvendo os principais fenômenos químicos de modo a dar subsídio para interpretações em outras disciplinas que envolvam processos químicos.
• Estimular o interesse e a curiosidade do aluno.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Estratégia de Ensino

Considerando o contexto especial de pandemia de COVID -19 a abordagem de todas as unidades descritas no conteúdo programático será realizada seguindo os tópicos descritos abaixo, excepcionalmente através de Tecnologias da Informação (TICs), seguindo a RESOLUÇÃO CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021.

1) Aula expositiva por meio das TICs, de forma assíncrona e/ou síncrona;
2) Disponibilização, via AVA, de vídeos sobre o conteúdo proposto, seguido de discussão;
3) Lista de exercícios, disponibilizada no AVA;
4) Exercício avaliativo com software para a construção de moléculas, disponibilizado no AVA;
5) Avaliações escritas definidas pelo docente, de forma remota, via AVA.

Recursos
• recursos multimídia; modelos moleculares; videoaulas complementares; softwares para construção de moléculas; textos científicos.

Avaliação

De acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021, para gestão da frequência dos discentes, será considerada a presença virtual por meio de interações, realização de atividades digitais e participação em encontros síncronos ou assíncronos que acontecerão no AVA institucional. A frequência mínima necessária para a aprovação será de 75% do total da carga horária da disciplina. Os critérios de assiduidade serão realizados através da contabilização de acessos, devolutivas de atividades, entre outros que indiquem que as atividades propostas foram executadas. Ficam flexibilizadas durante a vigência desta normativa as definições de atividades avaliativas presenciais que constam na Resolução CONSEPE nº 63/2018 para atividades avaliativas virtuais realizadas por meio de comprovação no AVA institucional, sendo o aluno considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior à 7,0 (sete), ou 5,0 (cinco) após prova final.

• Média Geral: Peso 5,0 (Profa. Camila) + Peso 5,0 (Prof. Helder)
• Profa. Camila: Atividade avaliativa sobre o conteúdo teórico discutido durante as aulas (peso 5 na média geral)
• Prof. Helder: Prova escrita seguindo conteúdo teórico desenvolvido durante as aulas (1 prova) – (Peso 4,0 na média geral)
• Prof. Helder: Trabalho com software (Peso 1,0 na média geral)

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A presença nas aulas será registrada a partir da entrega das atividades avaliativas nas datas combinadas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso