MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CÁLCULO III
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300787   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSEVALDO DE OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Curvas em R3. Funções de várias variáveis. Integrais duplas e triplas. Integrais de linha.

Justificativa

O conteúdo discutido nessa disciplina desenvolverá no aluno um raciocínio lógico-matemático para empregar as leis e os métodos da Física e áreas da engenharia, capacitando-o para a análise dos fenômenos físicos da natureza e suas aplicações no mundo real, proporcionando-lhe condições para um melhor desenvolvimento de habilidades no estudo de problemas relacionados com a sua formação na área da Engenharia Agrícola e Ambiental. O formato do curso será baseado no uso de Tecnologias para o ensino a distância, TICs, AVA, ferramentas google entre outras devido o momento específico no qual estamos passando nesse ano de 2020, a pandemia do COVID-19.

Objetivo Geral

Capacitar o estudante no claro entendimento dos Teoremas de Stokes e Divergência, cálculo vetorial e cálculo numérico que são ferramentas de extrema importância no cálculo vetorial com ampla aplicação nas engenharias.

Objetivos Específicos

Entender os fundamentos do cálculo vetorial.
Entender as bases fundamentais sobre integrais de linhas, áreas e volumes.
Entender com exemplos e aplicações o Teorema de Stokes e o Teorema da Divergência.
Capacitar o aluno com as ferramentas básicas do cálculo numérico com aplicações.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão teóricas expositivas e dialogadas, utilizando quadro negro/acrílico bem como material impresso quando necessário. O professor introduzirá os conceitos e técnicas e respectivas aplicações e interpretação geométrica. Na sequência serão apresentados vários exemplos relacionados, incentivando os alunos a participarem a fim de esclarecer as dúvidas e contribuir com exemplos e sugestões, de modo que ao final da aula sejam discutidas as dúvidas ainda existentes. Recursos visuais poderão ser utilizados eventualmente. Serão disponibilizadas listas de exercícios para a fixação dos conteúdos abordados em aula.

Metodologia e Estratégia de Ensino e TICs:
1) Vídeos postado pelo professor no Youtube ou Google Classroom com link na plataforma AVA da UFR;
2) Leitura de arquivos em pdf;
3) Leitura de Livros;
4) Vídeo formato web disponíveis na rede;
5) Encontros On-line utilizando o Meet ou AVA
6) Discussão em Fórum AVA
7) E-mail e recurso do AVA chat como ferramenta de comunicação.
8) Projeto com cunho prático que possuirá como produto um relatório final

Estratégia de aprendizagem:
1) Listas de exercícios e fixação do conteúdo;
2) Aulas síncronas para tirar dúvidas sobre as listas
3) Questionários no AVA ou Google Classroom


Estratégia de comunicação:

Ferramenta síncrona:
1) Webconferências, ferramentas AVA e Google Meet;
2) Chats;

Ferrmenta asíncrona:
1) E-mail;
2) Fórum do AVA.




Avaliação


Atividade Peso na média final
Listas 30%
Provas 1 30%
Provas 2 30%
Participação 10%
Total 100%

Se MF > ou = 70% ou nota 7,0 o estudante estará aprovado;
Se MF < 70% ou < 7,0, o estudante estará PF:
Se PF> 50% ou 5,0 para aprovação
Se PF < 50% ou 5,0 o aluno estará reprovado.
Obs: caso não seja possível a realização de 2 provas a única prova terá peso de 60%.

Obs: Lembrando que essa disciplina estará dividida entre dois professores. Eu, Rosevaldo ministrarei a metade da carga horária.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Lembrando que essa disciplina estará dividida entre dois professores, eu Rosevaldo estarei ministrando a metade da carga horária. Depois o professor Emerson continuará.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso