MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: GEOMÁTICA I
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300788   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CAMILA LEONARDO MIOTO

Status: Homologado

Ementa

Noções de geodésia; Introdução à cartografia; Conceitos fundamentais; Escalas; Instrumentos topográficos; Medições de distâncias e ângulos; Planimetria; Teoria dos erros em observações; Cálculo de áreas; Taqueometria; Altimetria; Nivelamento geométrico; Nivelamento taqueométrico; Ferramentas digitais aplicadas à topografia; Desenho topográfico e representação do relevo; Perfis de terreno e curvas de nível; Projeções cotadas; Aplicações da topografia na Engenharia Agrícola e Ambiental; Sistemas

Justificativa

A Disciplina de Geomática 1 está relacionada ao levantamento topográfico, elaboração de mapas planialtimétricos. Importante para o planejamento agrícola, ambiental e urbano, projetos de manejo e conservação do solo, irrigação, agricultura de precisão, construção de estradas, hidroelétricas, loteamentos, entre outras áreas de conhecimentos do Engenheiro Agrícola e Ambiental.
Destaca-se que devido à pandemia de COVID-19 estão suspensas todas as atividades presenciais e os componentes curriculares teóricos e práticos serão desenvolvidos a partir do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs e TICDs), sendo a disciplina ofertada neste formato.

Objetivo Geral

Fornecer noções gerais sobre uso da Geomática; capacitar os alunos para a execução e supervisão de levantamentos topográficos; confecção, interpretação e uso de mapas cartográficos; fornecer noções gerais sobre sensoriamento remoto e aplicações – monitoramento ambiental, planejamento agrícola e do meio urbano.

Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de entender quais são os tipos de levantamentos topográficos, quais os equipamentos utilizados para isso, assim como entender como tal conteúdo pode ser aplicado nas atividades relacionadas à Engenharia Agrícola e Ambiental.

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno para reconhecer os principais equipamentos empregados na obtenção de dados planialtimémtricos; processar dados através de softwares relacionados aos sistemas de informações geográficas (SIGs) e aos softwares topográficos; aprender a gerar mapas topográficos, como mapas de declividade, curvas de nível, zoneamento agrícola.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia empregada na disciplina contará com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs e TICDs), como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Google Drive. Desse modo, o conteúdo das unidades será repassado aos alunos através de materiais disponibilizados por meio de textos, artigos, livros, vídeos.
A docente realizará encontros virtuais com os discentes, através de web conferência. Também serão aplicados fóruns e questionários eletrônicos.
Em atendimento a RESOLUÇÃO CONSUNI nº 26, de 04 de março de 2021, a carga horária prática desta disciplina será convertida em atividades não presenciais, como a resolução de exercícios topográficos, desenvolvimento de mapas em ambiente computacional.
Sendo assim, as atividades práticas também serão realizadas a partir de TICs, visto que todos os dados empregados em ambiente computacional são encontrados em base de dados na internet (site do INPE, Earth Explorer, IBGE) e manipulados em ambiente SIG (sistema de informação geográfica). Tais atividades contarão com o apoio de tutoriais que serão disponibilizados pela docente na forma de vídeos e arquivos de texto (word, pdf).

Avaliação

Como forma de avaliação, serão solicitadas atividades (como exercícios e resenhas de artigos científicos), valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
A nota final será a média aritmética simples das notas.
Estarão aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno que obtiver média menor a 7,0 (sete) e maior ou igual a 3,0 (três) poderá fazer a prova final. O aluno que obtiver média menor que 3,0 (três) estará reprovado, não podendo fazer a prova final (critérios estabelecidos de acordo com a Resolução CONSEPE 63/2018 e DECISÃO N° 001/2015/ICAT/CUR/UFMT).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso