MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: FÍSICA II
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300790   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARTHUR AKIRA MAMIYA

Status: Homologado

Ementa

Fluidos. Ondas em meios elásticos. Natureza e propagação da luz. Óptica geométrica. Óptica física. Temperatura. Termodinâmica. Teoria cinética dos gases.

Justificativa

Esta disciplina trabalha os tópicos de oscilações, ondas, gravitação, temperatura, hidrostática e hidrodinâmica. Desta forma, ela contribui para a construção de uma base sólida nos fundamentos da Física para os estudantes, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para desenvolver de forma eficiente as habilidades propostas nas disciplinas aplicadas que a sucedem. Dentre as discipllinas que são complementadas pelas competências desenvolvidas nesta disciplina estão Termodinâmica, Fenômenos de Transporte e Motores e Máquinas Agrícolas.

Por conta da pandemia de COVID-19 e da correspondente suspensão de atividades presenciais, esta disciplina será ministrada, em caráter excepcional, por meio de TICs.

Objetivo Geral

Capacitar o aluno para descrever situações-problema relativas a fluidos, oscilações, ondas, gravitação e termologia em termos de conceitos físicos, e aplicar as Leis da Física para a resolução destas.

Objetivos Específicos

No que diz respeito a hidrostática, hidrodinâmica, oscilações, ondas, gravitação e termologia, tem-se por objetivos: apresentar os conceitos necessários para realização de discussão técnica quantitativa de situações-problema, enunciar as Leis da Física que relacionam estes conceitos, aplicar estas Leis na resolução de situações-problema e apontar as consequências destas Leis na criação de tecnologias.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Por conta da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, esta disciplina será executada através de TICs. Para tanto, serão realizadas sessões síncronas, através da plataforma Google Meet, para exposição de conteúdo, resolução de exercícios, discussões sobre os temas propostos, e esclarecimento de dúvidas. Também serão indicadas leituras e sugestões de exercícios para consolidação das habilidades. O acompanhamento da assiduidade dos estudantes será feito através da assiduidade nas aulas síncronas, com oportunidades de compensação (até um máximo de 25% da carga horária) pela realização de atividades assíncronas, propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, dentro dos prazos determinados. Como canal de comunicação entre o docente e os estudantes, além das sessões síncronas, será utilizado o fórum virtual da disciplina.

Avaliação

A frequência do estudante será primariamente contabilizada a partir da assiduidade nas aulas síncronas. Entretanto, até 25% da carga horária correspondente às aulas síncronas poderá ser compensada pela realização de atividades assíncronas, desde que dentro dos prazos determinados.

Ocorrerão na disciplina duas avaliações, de notas N1 e N2. Cada avaliação ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa consistirá em prova realizada via AVA, síncrona, com nota entre 0 e 10, no formato múltipla escolha. Na segunda etapa, assíncrona, após ser disponibilizada a informação quanto a quais questões foram respondidas incorretamente pelos estudantes, estes terão a oportunidade de entregar, no campo designado do AVA, novas tentativas das questões que o estudante errou na primeira etapa, desta vez fazendo upload das resoluções manuscritas, completas, digitalizadas através de foto ou scan de boa qualidade. Resoluções corretas nesta segunda etapa permitirão que o estudante recupere até 50% do valor das respectivas questões, dependendo da coerência, clareza, sequência lógica, não-omissão de passos, boa visibilidade da digitalização, correto desenvolvimento e correta resposta das questões Este máximo de 50% só será obtido para as resoluções que estejam corretas e atendam a todos estes critérios. Para a realização da segunda etapa, é necessário ter realizado a primeira etapa. Em ambas etapas, as atividades deverão ser submetidas no campo apropriado no AVA, dentro do prazo determinado, de forma definitiva.

A média NA será dada pela média NA=(N1+N2)/2. Caso o estudante obtenha nota igual ou maior que 7,0, e frequência igual ou superior a 75%, será considerado aprovado com esta nota. Caso a nota seja inferior a 7,0 e o estudante tenha frequência igual ou superior a 75%, será realizada uma prova final, de nota PF, e a nota final NB será então dada por NB=(N1+N2)/4+PF/2. Este estudante será considerado aprovado com esta nota caso NB seja igual ou maior que 5,0. Nos demais casos, o estudante será considerado reprovado.

A PF ocorrerá em apenas uma etapa, na qual os estudantes deverão entregar resoluções manuscritas, digitalizadas através de foto ou scan de boa qualidade, para as questões desta avaliação, no campo apropriado do AVA, dentro do prazo determinado, de forma definitiva.

Problemas relacionados às TICs não darão direito a extensão de prazo ou segunda chamada nas atividades e avaliações, ou a compensação na assiduidade nas aulas síncronas, uma vez que “Ao efetivar a matrícula em disciplinas que serão ministradas de forma remota ou híbrida, o discente assume que dispõe de recursos tecnológicos e materiais necessários para realização dessas disciplinas.”, como disposto na Resolução CONSUNI/UFR N°26 de 04 de Março de 2021.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa carregada pelo sistema AVA não corresponde àquela do PPC vigente. Segundo o PPC, a ementa atual desta disciplina, utilizada para elaboração deste plano de ensino, é: Oscilações e ondas. Gravitação. Estática dos fluídos. Dinâmica dos fluídos. Temperatura.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso