MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: AGROMETEOROLOGIA
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300794   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: TONNY JOSE ARAUJO DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Definições e conceitos em Meteorologia e Climatologia. Estrutura e composição da atmosfera. Radiação Solar. Temperatura do ar e do solo. Umidade do ar. Pressão atmosférica. Condensação e precipitação. Fenologia e unidades térmicas. Formação dos ventos e seus efeitos na agricultura. Evaporação e Evapotranspiração. Estimativa de balanço hídrico climatológico e de cultivos. Zoneamento agroclimático. Clima e seus efeitos na produção vegetal/animal. Sistemas de informações agrometeorológicas.

Justificativa

Disciplina obrigatória para cursos de Engenharia Agrícola e ambiental, exigida de acordo com a lei de diretrizes e bases da educação (LDB 9394/96). Em razão do
contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais, a realização do componente curricular será ofertado por meio de TICs.

Objetivo Geral

Fornecer informações básicas necessárias para se analisar e entender as relações entre o ambiente e as atividades agrícolas.

Objetivos Específicos

Compreender métodos de medidas e de estimativas do consumo hídrico das plantas cultivadas, além das técnicas de avaliação da evapotranspiração, dos graus-dia de desenvolvimento da fenologia das plantas cultivadas. Habilitar no manuseio de equipamentos utilizados na agrometeorologia e na micrometeorologia.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas por meio de Tecnologias de Informática; Exercícios individuais e em grupo.
Materiais para aulas e aulas semanais serão disponibilizados por meio digital.

Avaliação

Para avaliação da disciplina, serão realizados trabalhos teóricos durante o semestre, sendo aprovados os alunos que obtiverem média semestral (MS) maior ou igual a 7,0 (sete vírgula zero). Os alunos que obterem média semestral menor ou igual a 6,9 (seis vírgula nove), terão mais uma prova final com todo conteúdo da matéria. Neste caso, a média final (MF) será a média aritmética entre a média semestral (MS) e a prova final (PF), sendo aprovados os alunos que obterem média final maior ou igual a 5,0 (cinco vírgula zero). Média final menor ou igual 4,9 (quatro vírgula nove), o aluno será considerado reprovado na disciplina.
T= Trabalhos semestrais.
MS= T1+T2...+Tn)/n
PF=Prova Final
Quando MS for maior ou =7,0 – Aprovado>
Quando MS for menor que 6,9 – Prova final
MF=(MS+PF)/2; Quando MF for maior ou =5,0 – Aprovado
Quando MF for menor que 4,9 – Reprovado

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa atual referente ao projeto pedagógico do curso 2012 é:
Definições e conceitos em Agrometeorologia. Estrutura e composição da atmosfera terrestre. Radiação solar. Temperatura do ar e do solo. Umidade do ar. Pressão atmosférica. Condensação e precipitação. Fenologia e unidades térmicas. Formação dos ventos e seus efeitos na agricultura. Evaporação e evapotranspiração. Estimativa de balanço hídrico climatológico e de cultivos. Zoneamento agroclimático. Clima e seus efeitos na produção vegetal/animal. Sistemas de informações agrometeorológicas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso