MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CÁLCULO IV
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300799   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LUIZ GUSTAVO ALVES DE SOUZA

Status: Homologado

Ementa

Séries de Fourier. Noções de equações diferenciais parciais. Resolução numérica.

Justificativa

A modelagem de sistemas é parte importante do exercício da profissão do Engenheiro. Nesta disciplina, o estudante irá adquirir habilidades referentes à solução de equações diferenciais, problemas de valor inicial e problemas de valor de contorno, linguagem na qual é formulada parte significativa dos problemas de Engenharia.

Destaca-se que neste semestre, em especial, a disciplina será ministrada com uso de Tecnologia da Informação (TIC), considerando o contexto especial de pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais, justificando a realização do componente curricular ofertado por meio de TIC na educaçã

Objetivo Geral

Capacitar os estudantes para aplicar diferentes métodos na determinação de soluções para equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais parciais, problemas de valor inicial e problemas de valor de contorno.

Objetivos Específicos

• Utilizar diferentes métodos para resolver equações diferenciais de primeira ordem
• Utilizar diferentes métodos para resolver equações diferenciais de segunda ordem e de ordem maior
• Utilizar séries e Transformada de Laplace na solução de equações diferenciais e problemas de valor inicial
• Utilizar técnicas de álgebra linear na solução de sistemas de equações diferenciais lineares ordinárias
• Encontrar a solução de problemas de valor de contorno usando Série de Fourier e separação de variáveis.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Por conta da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, esta disciplina será executada através de TICs. Para tanto, serão disponibilizados aos estudantes documentos expondo o tema a ser estudado, e atividades e avaliações a serem realizadas de forma síncrona e assíncrona. Serão realizadas sessões síncronas, através da plataforma Google Meet, para exposição de conteúdo, resolução de exercícios, discussões sobre os temas propostos, e esclarecimento de dúvidas. O acompanhamento da assiduidade dos estudantes será feito através de atividades (assíncronas) e avaliações propostas no GoogleClassRoom https://classroom.google.com/c/MzI0MTA5MTQ2ODYz?cjc=3pznldl. Como canal de comunicação entre o docente e os estudantes, além das sessões síncronas, será utilizado o GoogleClassRoom.

Avaliação

O processo de avaliação atenderá a Resolução CONSEPE nº 63, de 24 de setembro de 2018, observando o critério a seguir.

Serão realizadas 4 (quatro) avaliações as primeiras 2 (dois) avaliações denotadas P1, P2 respectivamente, cada uma com o valor total de 10,0 (dez) pontos e de mesmo peso, e as outras 2 (dois) avaliações denotadas A1 e A2 respectivamente com o valor total de 5,0 (cinco) pontos e de mesmo peso

A partir das avaliações, a Média Preliminar (MP) é calculada como segue
MP = ((A1+A2)+P1 + P2)/4



Será considerada/o aprovada/o, de forma preliminar, a/o aluna/o que obtiver Média Preliminar (MP) igual ou superior a 7,0 (sete). Neste caso, a Média Final é igual a Média Preliminar: MF = MP.

À/ao aluna/o que tiver MP < 7,0, será concedido o direito de realização de Prova Final, cuja nota é valorada entre 0,0 e 10,0 e denotada por PF. A Média Final, nesta situação, é majorada superiormente por 7,0 e definida pela média aritmética simples entre MP e PF: 0,0 =< MF = (MP + PF)/2 =< 7,0. Será considerada/o aprovada/o a/o aluna/o que obtiver MF igual ou superior a 5,0.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Ementa segundo PPC: Equações diferenciais de primeira ordem. Equações lineares de segunda ordem e de ordem mais alta. Soluções em série para equações lineares de segunda ordem. A transformada de Laplace. Sistemas de equações lineares de primeira ordem. Equações diferenciais parciais. Equações da onda e equações do calor. Problemas de valores de contorno.

Devido à pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, com consequente suspensão de atividades presenciais na UFR, esta disciplina será continuada, em caráter excepcional, por meio de tecnologias da informação e comunicação (TICs), segundo a Resolução CONSUNI n.18 de 31 de agosto de 2020. Será expressamente proibido o registro de áudio e/ ou vídeo no ambiente de aprendizagem. Será expressamente proibido a reprodução de arquivos institucionais deste ambiente de aprendizagem em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Todo material disponibilizado no decorrer da disciplina, seja via plataforma AVA ou em sala de aula, é de cunho intelectual e pedagógico particular do docente, e assim fica subordinada aos ditames da Lei nº 9.610/1998, em que proíbe a reprodução e publicação, sem autorização prévia e expressa do autor, inclusive, prevendo sanções aos infratores do disposto. É reforçado o fato que todo o material produzido por meio das TICs é de propriedade exclusiva do docente, estando a instituição UFR proibida de utilizar-se de tais produções indevidamente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso