MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: FÍSICA III
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300800   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSEVALDO DE OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Força e campo elétricos. Potencia elétrico. Capacitância e dielétricos. Resistência, correntes e circuitos elétricos. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de indução de Faraday. Indutância e oscilações eletromagnéticas. Correntes alternadas. Propriedades magnéticas da matéria.

Justificativa

O conteúdo discutido nessa disciplina desenvolverá no aluno um raciocínio lógico-matemático para empregar as leis e os métodos da Física,capacitando-o para a análise dos fenômenos físicos da natureza, proporcionando-lhe condições para um melhor desenvolvimento de habilidades no estudo de problemas relacionados com a sua formação na área da Engenharia Agrícola e Ambiental. O formato do curso será baseado no uso de Tecnologias para o ensino a distância, TICs, AVA, ferramentas google entre outras devido o momento específico no qual estamos passando nesse ano de 2020, a pandemia do COVID-19.

Objetivo Geral

Fundamentado nos princípios da eletricidade e do magnetismo, capacitar o aluno a analisar os fenômenos relacionados com as cargas elétricas nas condições de repouso e movimento. Capacitando o aluno para enfrentar os problemas reais de engenharia onde a eletricidade e o magnetismo estejam presentes.

Objetivos Específicos

Relacionar a carga elétrica com a matéria.
Entender os processos de eletrização dos corpos.
Analisar a interação entre corpos eletrizados em termos de força, campo e potencial elétrico.
Entender e analisar uma corrente elétrica em termos de resistência dos materiais (dielétricos e condutores) e diferença de potencial.
Entender o princípio de funcionamento dos medidores elétricos (amperímetro, voltímetro e ohmímetro).
Descrever o funcionamento de fontes de tensão (geradores) e receptores em termos de transformação de energia, força-eletromotriz e resistência interna.
Analisar dispositivos elétricos em circuitos de uma e mais malhas.
Relacionar o campo magnético com a carga elétrica.
Enunciar e aplicar as leis Biot-Savart, de Ampère, de Faraday e de Lenz.
Entender os processos de produção das oscilações eletromagnéticas e da corrente alternada.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Metodologia e Estratégia de Ensino:
1) Vídeos postado pelo professor no Youtube ou Google Classroom com link na plataforma AVA da UFR;
2) Leitura de arquivos em pdf;
3) Leitura de Livros;
4) Vídeo formato web disponíveis na rede;
5) Encontros On-line utilizando o Meet ou AVA
6) Discussão em Fórum AVA
7) E-mail e recurso do AVA chat como ferramenta de comunicação.
8) Projeto com cunho prático que possuirá como produto um relatório final

Estratégia de aprendizagem:
1) Listas de exercícios e fixação do conteúdo;
2) Aulas síncronas para tirar dúvidas sobre as listas
3) Questionários no AVA ou Google Classroom


Estratégia de comunicação:

Ferramenta síncrona:
1) Webconferências, ferramentas AVA e Google Meet;
2) Chats;

Ferrmenta asíncrona:
1) E-mail;
2) Fórum do AVA.



Avaliação

Atividade & Peso na média final
Listas & 20%
Provas 1 & 20%
Provas 2 & 20%
Lista Geral & 30%
Participação & 10%
Total & 100%

Se MF > ou = 70% ou nota 7,0 o estudante estará aprovado;
Se MF < 70% ou < 7,0, o estudante estará PF:
Se PF> 50% ou 5,0 para aprovação
Se PF < 50% ou 5,0 o aluno estará reprovado.


Obs: caso não seja possível a realização de 2 provas a única prova terá peso de 40%.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso