MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300801   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LEANDRO PEREIRA PACHECO

Status: Homologado

Ementa

Importância, origem botânica, clima, solo, adubação, semeadura, tratos culturais, colheita, beneficiamento, armazenamento e melhoramento das culturas do algodoeiro, soja, arroz, milho e feijoeiro. Introdução, botânica e melhoramento genético, clima, solo, cultivares, preparo do solo, plantio, tratos culturais, pragas, doenças, colheita, preparo/industrialização da cana-de-açúcar. Introdução ao estudo da olericultura e da fruticultura.

Justificativa

Os temas abordados nesta disciplina são importantes para que os discentes possam estudar os principais tópicos que abordam os sistemas de produção das principais culturas cultivadas no estado de Mato Grosso, bem como, aplicar os conhecimentos com as demais áreas de conhecimentos do curso. Devido ao contexto especial de pandemia de COVID–19, a disciplina será ofertada por meio de TICs (Plantaforma AVA Institucional), com suspensão das atividades presenciais, no qual, as atividades práticas serão realizadas por meio de atividades remotas.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: conhecer sobre a importância da Produção Agrícola das principais culturas de importância econômica da região e sua aplicabilidade na sustentabilidade dos sistemas agrosilvopastoril e na conservação do meio ambiente. Proporcionar ao aluno contato com algumas aplicações da produção agrícola capacitando-o para as suas aplicações quando profissional.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
- Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de produção agrícola, explicando os principais fatores que envolvem os sistemas de produção atuais;
- Oportunizar visão ampla da abrangência da produção agrícola que sirva de suporte para a integração dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e da formação profissional;
- Proporcionar o estudo dos aspectos morfofuncionais e ecológicos e a importância dos microrganismos no contexto da biodiversidade;
- Integrar os conhecimentos de produção agrícola com o desenvolvimento científico e tecnológico

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será ofertada por meio de TICs, com uso da Plataforma Moodle (AVA Institucional). Serão utilizadas aulas de forma síncrona e assíncrona, com uso de vídeos, documentos, fóruns e outros recursos para intermediar as atividades, conforme o Guia de Estudos, que estará disponível no AVA Institucional. As atividades junto ao Orientador e o professor da disciplina serão realizadas por meio remotos, com uso de e-mails, aplicativos de comunicação, etc.

Avaliação

A avaliação constará de avaliações teóricas e práticas que serão aplicadas ao final de cada unidade por meio remota (via AVA), seguindo as determinações da Resolução CONSEPE n° 27/99 e a decisão específica de acordo com o colegiado de curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. A pontuação seguirá os seguintes critérios:
1. Unidade 01: 10 pontos
2. Unidade 02: 15 pontos
3. Unidade 03: 15 pontos
4. Unidade 04: 15 pontos
5. Unidade 05: 15 pontos
6. Unidade 06: 30 pontos
7. Total: 100 pontos

OBS: Os alunos que obtiverem nota igual ou maior que 70 (setenta) estarão aprovados sem prova final. Os alunos que apresentarem nota (média) entre 30 (trinta) e 69 (sessenta e nove), estarão aptos a Prova final (PF), no qual será aplicada a média aritmética (Nota final = Média + PF / 2). Os alunos que apresentar Nota Final igual ou superior a 50 (cinquenta).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso