MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ENERGIA NA AGRICULTURA
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300811   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: RAFAEL CRUZ BORGES

Status: Homologado

Ementa

Panorama energético mundial e brasileiro. Métodos de conversão de energia. Energia solar. Energia eólica. Energia da Biomassa: Produção de etanol. Etanol de segunda geração. Biodigestores. Biodiesel. Combustão direta. Liquefação. Gaseificação. Pirólise.

Justificativa

Devido o contexto atual da pandemia de COVID-19 e da suspensão das atividades presenciais, a disciplina será ofertada por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e sua carga horária prática será convertida em atividades de projetos.
Diante de um estoque limitado de combustíveis fósseis e em muitos casos a impossibilidade de utilizar energia elétrica oferecida pelas redes de transmissão é de suma importância conhecimentos sobre as fontes de energia renováveis e como realizar o aproveitamento energético das fontes disponíveis.
A disciplina é importante para o/a estudante de Engenharia Agrícola desenvolver os conhecimentos relacionados aos processos de conversão de energia de produtos advindos da agricultura, bem como entender os procedimentos de geração de energia elétrica através de fontes alternativas.

Objetivo Geral

Levar o aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental a compreender os principais métodos e as diferentes formas de conversão de energia, através dos processos de educação mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)

Objetivos Específicos

a) Compreender a demanda energética mundial e a importância de energias renováveis:
b) Entender o funcionamento de um gerador eólico;
c) Entender a geração de energia elétrica proveniente de energia solar;
d) Compreender a exploração de biomassa para energia;
e) Entender diversos métodos de conversão de biomassa em energia;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Durante o calendário letivo, os conteúdos serão ofertados por meio de atividades remotas, em sua totalidade, devido à pandemia de COVID-19.
A metodologia será utilizando as TICs. As aulas poderão ser gravadas (metodologia assíncrona) no Youtube e Google Meet. Será disponibilizado para o estudante a apresentação de cada aula do power point. Além disso, teremos encontros semanais ao vivo no AVA (metodologia síncrona) para quaisquer dúvidas sobre o conteúdo através das plataformas. Além disso, serão realizados encontros semanais ao vivo por meio de plataforma digital (metodologia síncrona) registradas no AVA para elucidação de dúvidas sobre o conteúdo.

Avaliação

As avaliações serão realizadas de maneira não presenciais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional.
Será realizada a aplicação de três avaliações online no AVA (valendo de 0 a 10).
A média parcial (Mp) da disciplina será a média aritmética entre todas as avaliações. Se a Mp for = 7,0 e presença = 75%, estudante Aprovado. Se 3,0 = Mp < 7,0 estudante de prova final (PF).
A média final (Mf) será a média aritmética entre a PF e Mp. Se Mf=5,0 estudante aprovado. Se Mf <5,0 estudante reprovado.
Os critérios são estabelecidos na Resolução CONSEPE 63/2018 e decisão N° 001/2015/ICAT/CUR/UFMT

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Ementa vigente: Panorama energético mundial e brasileiro. Métodos de conversão de energia. Energia solar. Energia eólica. Energia da Biomassa: Produção de etanol. Etanol de segunda geração. Biodigestores. Biodiesel. Combustão direta. Liquefação. Gaseificação. Pirólise.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso