MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CONSTRUÇÕES RURAIS
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300822   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MONIQUE DE OLIVEIRA VILELA

Status: Homologado

Ementa

O ambiente e sua influência sobre a produção animal e vegetal. Acondicionamento térmico natural e artificial das instalações agrícolas e zootécnicas. Materiais e processos construtivos para construções rurais. Planejamento e projeto de edificações para sistemas zootécnicos, agroindustriais, agrícolas e complementares. Planejamento e projeto de residências rurais e agrovilas. Instalações hidráulico-sanitárias. Obras de saneamento básico rural. Memorial descritivo, orçamento e cronograma físico-

Justificativa

Transmitir conhecimentos fundamentais sobre o planejamento físico de propriedades rurais, de forma a permitir que o aluno obtenha conhecimentos sobre projetos básicos de instalações rurais e estejam preparados para atuar no planejamento e adequação das mesmas, com foco em eficiência produtiva, operacional e bem-estar animal.

Objetivo Geral

Capacitar o aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental a planejar unidades de produção a partir do desenvolvimento e elaboração de projetos de edificações rurais.

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno para planejar e dimensionar instalações de produção animal e vegetal, assim como edificações de suporte ao meio de produção agrícola.
Utilizar conhecimentos de física, resistência dos materiais, propriedades dos materiais de construção e técnicas construtivas para a concepção e o correto dimensionamento das estruturas para instalações com fins rurais, além de evidenciar a importância da utilização racional dos materiais de construção.
Aplicar todos os conhecimentos para a realização de orçamentos, memoriais descritivos e cronogramas físico-financeiro de obras.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• Exposição dialogada, de forma remota síncrona e assíncrona, por meio da plataforma Google Meet e Youtube.
• Resolução de problemas
• Estudos dirigidos
• Desenvolvimento de projeto

Avaliação

Serão aplicadas duas provas com peso de 30% cada; Concepção de projeto arquitetônico de instalação rural (peso 30%) e atividades e estudos dirigidos ao longo do curso (peso 10% no total). A nota final será a média aritmética simples das quatro avaliações.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A ementa atual é: Introdução ao projeto e dimensionamento de construções rurais, memorial descritivo, orçamento e cronograma físico-financeiro, Habitações rurais, Instalações para gado de corte, Instalações para gado de leite, Instalações para aves de corte, Instalações para aves de postura, Instalações para suínos, Instalações para caprinos e ovinos, Instalações para eqüinos, Instalações para peixes, Barragens de terra.biodigestores, obras de saneamento básico rural.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso