MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: SECAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300824   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADRIANO FERREIRA ROZADO

Status: Homologado

Ementa

Estrutura brasileira de armazenagem de grãos. Fatores que influenciam a qualidade dos grãos armazenados. Propriedades do ar úmido. Equilíbrio higroscópico. Secagem de grãos. Secadores. Aeração. Armazenamento. Pragas de grãos armazenados e formas de controle. Deterioração fúngica. Prevenção de acidentes em unidades armazenadoras.

Justificativa

O conhecimento dos processos de secagem dos produtos agrícolas é muito importante no que tange à preservação da qualidade, no dimensionamento e operação de sistemas que possibilitem padronizar e armazenar a produção agrícola com segurança. Dentre estes sistemas citam-se os de transporte, os de limpeza, os de secagem, os de aeração, os de armazenagem, entre outros. Desta forma, o conhecimento e aplicação de métodos e modelos adequados tornam-se indispensáveis na preservação qualiquantitativa dos produtos de origem vegetal.
Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), as aulas deste semestre letivo (2021/1) ocorrerão, excepcionalmente, em modo não presencial por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), conforme RESOLUÇÃO CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021 - Dispõe sobre a regulamentação das formas de oferta de ensino referentes ao Calendário Letivo 2021/1 da Universidade Federal de Rondonópolis e apresenta a descrição das atividades.

Objetivo Geral

Preparar o profissional de Engenharia Agrícola e Ambiental a elaborar, analisar e executar programas manutenção e controle da qualidade dos grãos e produtos armazenados.

Objetivos Específicos

Compreender os mecanismos que contribuem para preservação da qualidade dos grãos; observar e aplicar parâmetros de avaliação da qualidade de produtos de origem vegetal armazenados à granel e ensacado; Compreender e dimensionar sistemas de armazenagem de grãos à granel e convencional; Compreender os critérios de padronização dos produtos de origem vegetal e analisar os pontos críticos e de controle da segurança operacional em sistemas de armazenagem de grãos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O procedimento de ensino será de aula expositiva dialogada e participativa, atividades individuais e em grupo, com ações desenvolvidas remotamente por meio de TICs. Alguns recursos previstos para serem utilizados nas aulas são: computador, smartphone, mesa digitalizadora, plataformas digitais e ou Softwares: AVA, Google meet, Microsoft Team, Zoom Meetings, Loom for Chrome, OBS Studio, WhatsApp e demais recursos necessários para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem a serem viabilizados pela Instituição.

Avaliação

Serão utilizados como métodos de atividades avaliativas remotas: “prova” (5,0 pontos), elaboração de trabalhos e ou projetos (3,0 pontos), participação do estudante nas aulas (2,0 pontos), totalizando 10 (dez) pontos.

Conforme Resolução CONSEPE nº 63 de 24 de setembro de 2018, serão aprovados, sem a necessidade de realização de prova final (PF), os discentes que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete) pontos e que tenham, no mínimo, 75% de frequência da carga horária do componente curricular. O discente que não obtiver aprovação direta poderá realizar uma prova final, atendendo às Normas Institucionais, sendo considerado aprovado se a média final for igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos e tenha, no mínimo, 75% de frequência da carga horária do componente curricular.

- Observações:

i. Se a média das avaliações do semestre for igual ou superior a 7,0 e a frequência igual ou superior a 75% da carga horária do componente curricular – APROVADO (AP);

ii. Se a média das avaliações do semestre for inferior a 7,0 e a frequência igual ou superior a 75% da carga horária do componente curricular, segue:

MF=0,5(PF) + 0,5(MS)

onde:

MF=média final;
PF=prova final;
MS=média das avaliações do semestre

iii. Se a média final (MF) for igual ou superior a 5,0 e a frequência igual ou superior a 75% da carga horária do componente curricular – APROVADO (AP);

iv. Se a média final (MF) for inferior a 5,0 e a frequência igual ou superior a 75% da carga horária do componente curricular – REPROVADO POR MÉDIA (RM).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), as aulas deste semestre letivo (2021/1) ocorrerão, excepcionalmente, em modo não presencial, conforme RESOLUÇÃO CONSEPE/UFR Nº 1, DE 10 DE AGOSTO DE 2021 - Dispõe sobre a regulamentação das formas de oferta de ensino referentes ao Calendário Letivo 2021/1 da Universidade Federal de Rondonópolis e apresenta a descrição das atividades. As atividades de aplicação serão realizadas de maneira que o conhecimento seja construído por meio de diagnósticos e soluções participativas entre o (s) estudante (s) e o professor como mediador.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso