MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: EXTENSÃO RURAL
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300825   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 16 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANA RODRIGUES OLIVEIRA QUEIROZ

Status: Homologado

Ementa

Elementos históricos e conceituais da prática de extensão rural. Teoria da comunicação. Comunicação e agricultura. Mobilização e organização social. Métodos, técnicas e recursos audiovisuais. Planejamento em extensão rural. Elaboração de projetos de atuação profissional.

Justificativa

Os conteúdos da disciplina exercitam o domínio de conceitos e teorias fundamentais sobre processo de comunicação e extensão de técnicas e serviços na área rural. Também oportunizam a aplicação de conhecimentos teóricos e técnicos de outras disciplinas do Curso.

Objetivo Geral

Compreender e elaborar estratégias de comunicação, de ensino-aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de organização, de modo a atuar crítica e criativamente no processo de mudança e melhoramento das condições gerais da sociedade rural brasileira.

Objetivos Específicos

Conhecer metodologias e técnicas aplicadas nos serviços de assistência técnica e extensão rural;

Pensar criativa e estrategicamente a situação onde deve atuar considerando variáveis locais e globais e equacionando/resolvendo problemas emergentes, a partir de estudo de caso;

Conhecer e analisar criticamente o Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Em decorrência do atual contexto da Pandemia de COVID-19, o planejamento e a organização da disciplina necessitaram de adaptações. Dessa forma, as aulas têm sido conduzidas de forma remota nas modalidades síncrona e assíncrona, com a utilização das seguintes plataformas virtuais:

a) Google Meet
b) AVA (UFMT/UFR)
c) YouTube (Vídeos Educacionais e documentários: BBC; Discovery Channel; National Geographic; entre outros).

Para a distribuição da carga horária e o desenvolvimento metodológico da disciplina optou-se pela seguinte estrutura:

*09 aulas (18 horas) síncronas, utilizadas para a apresentação da disciplina, exposição dialógica e discussão de conteúdos através de slides, previamente preparados, com apoio em leituras de textos e visualização de vídeos.
As aulas síncronas, ainda, têm sido utilizadas para a discussão e/ou apresentação das atividades realizadas de maneira assíncronas
e para respostas às dúvidas dos estudantes;

*07 aulas (14 horas) assíncronas, nas quais os estudantes realizam estudo orientado de textos, indicados previamente, com suporte na visualização de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina, respondem questionários, participam de fóruns de discussão, realizam pesquisas e conhecem métodos e projetos alternativos de Extensão Rural. Os conteúdos abordados nas aulas assíncronas também são abordados nas aulas síncronas.

Os conteúdos da disciplina (textos, links de vídeos, slides e outros) são postados no AVA, bem como as informações sobre o encaminhamento das aulas, quando necessário. O link do Google Meet, para a realização da aula síncrona, é postado no AVA no dia da aula. As atividades assíncronas são realizadas de forma individual e/ou coletiva, com data estabelecida para entrega. As referidas atividades são utilizadas para atribuição de presença e de nota, conforme combinado com os estudantes.

Avaliação

Os procedimentos avaliativos serão conduzidos, de forma processual e contínua, por meio da participação, envolvimento, interesse dos estudantes, frequência, participação no ambiente virtual, resolução e entrega de atividades solicitadas. Os mecanismos avaliativos ocorrerão de modo concomitante ao desenvolvimento do conteúdo programático e os critérios para atribuição de nota das atividades será disponibilizado conjuntamente às orientações de desenvolvimento delas. No contexto da avaliação de Elaboração e apresentação de projetos de atuação profissional será considerada a coerência da proposta com a realidade estudada. E uma produção escrita contendo introdução, objetivos, metas, metodologias, proposição de monitoramento e avaliação e referências.

Descrição das atividades:
A1 = Atividades desenvolvidas durante as aulas síncronas e assíncronas;
A2 = Elaboração e apresentação de projetos de atuação profissional.

A nota final será obtida por média simples e a partir da soma das notas obtidas nas atividades descritas, a saber: A1+A2 / 2.
Cumpre destacar que cada atividade vale de 0 a 10.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Devido a Pandemia de COVID–19 e a consequente oferta da disciplina por meio de tecnologias de informação e comunicação, no decorrer das aulas poderão ser utilizadas diferentes plataformas e aplicativos, os quais se mostrarem mais adequados,com melhores resultados e ampla acessibilidade pelos estudantes.
No decorrer da disciplina poderá ser apresentada uma complementação da presente bibliografia.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso