MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: AMBIÊNCIA EM INSTALAÇÕES RURAIS
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300829   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOFRAN LUIZ DE OLIVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Interação animal-ambiente, Homeotermia e Mecanismos de regulação da temperatura corporal, Caracterização do conforto térmico e das temperaturas ambientais críticas, Transferência de calor animal-ambiente, Índices térmicos do ambiente, Acondicionamento térmico das instalações, Influências do clima e da edificação no ambiente, Ventilação, Modificações ambientais, Controle da qualidade do ar, Ambiência em instalações para aves, suínos e bovinos.

Justificativa

Esta disciplina proporcionará aos discentes conhecimentos específicos da relação entre o sistema de produção (animal e vegetal) e o microclima do ambiente de produção.
É importante salientar que devido a pandemia de COVID-19 estarão suspensas todas as atividades presenciais e os componentes curriculares teóricos e práticos serão desenvolvidos e ofertados por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Objetivo Geral

Fornecer ao aluno os conceitos de ambiência em instalações agrícolas.

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno para planejar e dimensionar instalações de produção animal e vegetal, considerando os preceitos de conforto térmico e bem estar.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Durante este período letivo os conteúdos serão ofertados por meio de atividades remotas, em sua totalidade, devido à pandemia de COVID-19. As aulas poderão ser desenvolvidas utilizando aulas online “ao vivo”, vídeo-aula pré-gravadas, áudio sobre slides, vídeos de outras autorias, e através da participação em fóruns.
Todas as atividades serão registradas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional.
Em atendimento a RESOLUÇÃO CONSUNI No 12, DE 25 DE MAIO DE 2020 e a INSTRUÇÃO NORMATIVA No 01/PROEG, DE 31 DE MAIO DE 2020, a carga horária prática desta disciplina será convertida em atividades não presenciais como desenvolvimento de projetos, por exemplo.

Avaliação

As avaliações serão realizadas de maneira não presenciais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional. Serão avaliados questionários avaliativos, quizzes, avaliação oral, seminário e projetos sobre os assuntos abordados. Cada avaliação valerá nota de zero (0) a dez (10).
Os critérios para avaliação serão em conformidade com o estabelecido na resolução CONSEPE 63/2018 e Decisão 001/2015/ICAT/CUR/UFMT.
A nota final será a média ponderada das notas. O aluno que obtiver média maior ou igual a 7,0 (sete) estará aprovado. O aluno que obtiver média menor a 7,0 (sete) e maior ou igual a 3,0 (três) poderá fazer a prova final. O aluno que obtiver média menor que 3,0 (três) estará reprovado, não podendo fazer a prova final.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso