MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO/CAMPUS RONDONÓPOLIS
Nível: Graduação
Código: 61300832   Período: 20211   Turma: EA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Carga Horária Teórica: 30 horas   Carga Horária Prática: 18 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCOS HENRIQUE DIAS SILVEIRA

Status: Homologado

Ementa

Conceitos básicos sobre recursos hídricos. Legislação relacionada a recursos hídricos e ambientais. Aspectos institucionais. Aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos. Modelos de avaliação/gestão de recursos hídricos (MAGs). Instrumentos de gestão de recursos hídricos. Aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo int egrados dos recursos hídricos. Utilização de sistema de informações geográficas para o planejamento de recursos hídricos.

Justificativa

A água é essencial à produção agropecuária e a vários processos agroindustriais. A Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei n. 9.433/97) preconiza que a gestão das águas deve ser descentralizada, democrática e participativa. Nesse sentido, é primordial ao engenheiro agrícola e ambiental conhecer os aspectos relacionados à sua gestão.
A emergência sanitária causada pela COVID-19 tornou necessário o distanciamento físico das pessoas, impedindo as aulas presenciais. Assim, o ensino remoto, com a utilização de TICs, será a alternativa para a conclusão do semestre letivo, salvo modificações autorizadas possíveis autorizadas pelo Consepe.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina o aluno deverá conhecer e dominar conceitos básicos e técnicos sobre recursos hídricos, seu planejamento e gestão, de modo a aplicá-los em sua vida profissional.

Objetivos Específicos

1) Apresentar o conteúdo programático aos alunos;
2) Mediar o processo de ensino aprendizagem via AVA;
3) Oferecer aos alunos uma alternativa que propicie a continuidade de seu curso durante o período de emergência sanitária (quarentena/distanciamento social físico);
4) Aprendizado conjunto de utilização de TICs, para o que pode vir a ser um “novo normal” após o período de pandemia.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido às condições sanitárias impostas pela COVID 19, utilizaremos TICs, como: aula expositiva em vídeo; material básico e de apoio postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFR; atividades escritas individuais; eventuais encontros virtuais fora do AVA, mas lá registrados. A parte prática será adaptada para condições remotas (estudos de casos e propostas de trabalhos).

Avaliação

Será realizada por meio de atividades avaliativas escritas via AVA.
A nota 1 será a média aritmética das notas das atividades escritas propostas e mediadas pelo AVA.
Se Nota 1 for maior ou = 7,0, a Média Final = Nota 1;
Se 3,0 < Nota 1 < 7,0 , a Média Final = (Nota 1 + PF) / 2;
Se Nota 1 < 3 , a Média Final = Nota 1.
Para aprovação é necessário Nota Final igual ou maior a 5,0 e no mínimo 75% de frequência, conforme Resolução CONSEPE n. 63/2018 e Decisão ICAT/CUR/UFMT n. 001/2015.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

A página www.ana.gov.br disponibiliza vários vídeos que serão utilizados nas aulas remotas, além do material em pdf da série Cadernos de Capacitação em Recursos Hídricos e outros. Conforme já citado, devido à Resolução mais recente da UFR sobre o tema, as aulas serão oferecidas em modo remoto, por meio de TICs.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso