MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução a Agronomia
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800029   Período: 20181   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LAERCIO WANDERLEY DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Histórico da Agricultura. Formação profissional e o mercado de trabalho. O solo e o meio ambiente. A semente. O desenvolvimento da planta. A água: importância para a agricultura. Áreas de atuação do Agrônomo. O homem e a produção agrícola. Biotecnologia na agricultura. Modelos de exploração agrícola. Administração da empresa rural. Ética profissional.

Justificativa

A disciplina Introdução à Agronomia é fundamental para despertar o interesse pela pesquisa e extensão no curso de Agronomia, bem como proporcionar o conhecimento da área de atuação do Agrônomo.

Objetivo Geral

Considerar habilidades e competências das Diretrizes Curriculares Nacionais e PPC: O objetivo maior da disciplina deve ser o de proporcionar ao acadêmico uma breve noção do que será o curso de agronomia, qual será o escopo de atuação do profissional formado e apresentar conceitos sobre o desenvolvimento da atividade agrícola no contexto atual.

Objetivos Específicos

Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a entender a estrutura do curso de agronomia. Desenvolver o interesse pelo tema, conhecendo as disciplinas do curso e as especialidades da área. Despertar o interesse pela pesquisa e extensão rural. Proporcionar aos discentes conhecimentos sobre o CREA/CONFEA, com as características dos sistemas de produção agrícola e com o mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas, debates, palestras de outros professores ou convidados, trabalhos em grupo, e seminários. As aulas serão ministradas na sala 208/224 do Campus de Barra do Garças-MT.

Avaliação

Resoluções CONSEPE 52/94 e 27/99. Por ser uma disciplina de discussão e debates, será exigida rigorosamente a frequência de 75%. A avaliação será o resultado dos trabalhos individuais e em grupos: Resenhas, seminários, trabalhos a partir de literatura sugerida a serem realizadas ao longo do semestre.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais











Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso