MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Álgebra Linear I
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800031   Período: 20181   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCIO DE ANDRADE BATISTA

Status: Homologado

Ementa

Matrizes: tipos de matrizes, operações com matrizes, forma escada. Matrizes inversíveis e determinante. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços vetoriais. Combinação linear: dependência linear. Base e dimensão. Transformações Lineares. Matriz associada a uma transformação linear.

Justificativa

Em um momento em que as empresas precisam cortar custos e a sociedade, dita do conhecimento, demanda cada vez mais soluções práticas e sustentáveis, é importante desenvolver nos alunos a capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas com sua realidade e capacita-los a interagir com outras áreas do conhecimento cientifico, tornando-o assim capaz de realizar aplicações técnicas variadas. Além disso, permitir com o auxílio de um arsenal teórico algébrico interpretar e interagir matematicamente em situações ou fenômenos naturais que surjam de outras áreas do conhecimento associados ou tangentes com sua formação, permitindo a implantação de soluções criativas para as mais diversas problemáticas reais.

Objetivo Geral

Enunciar e enumerar de forma clara e objetiva os principais conceitos de álgebra linear e apresenta os teoremas fundamentais e clássicos álgebra linear que auxiliam na resolução de problemas, bem como suas respectivas demonstrações.

Objetivos Específicos

Demonstrar de forma clara e inequívoca a fundamental importância da álgebra linear nos recentes avanços tecnológicos e científicos. Demostrar vetores “n-dimensionais” num espaço com ênfase na sua representação matricial possibilitando a utilização de técnicas computacionais modernas em problemas diversos que interagem com disciplinas como Programação linear, Pesquisa Operacional, Física, Computação Gráfica, Teoria dos Fractais, Criptografia e é claro a própria agronomia. Aplicação e uso de matrizes na solução de problemas lineares e não lineares. Usar técnica de Cramer e Escalonamento na solução de diversos problemas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas, listas de exercícios, aulas de exercícios e utilização do software Scilab e ou Feht.

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações, cada uma com valor de 10.0 (dez inteiros). A média final será o resultado da média aritmética das três avaliações realizadas no semestre. Serão realizados testes surpresas que poderão colaborar para constituir a nota final do aluno. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5.0 (cinco inteiros). Será considerado reprovado o aluno que obtiver média inferior a 5.0 (cinco inteiros). (RESOLUÇÕES: RESOLUÇÃO: CONSEPE 52/94 e CONSEPE 27/99).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Foi contrato monitor para a disciplina, que atuará na elaboração de listas de exercícios e auxilio aos alunos de graduação do curso. Ao final dos trabalhos será realizado relatório de monitoria com a descrição das atividades propostas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso