MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Economia e Administração Rural
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400325   Período: 20181   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARGARIDA GARCIA DE FIGUEIREDO

Status: Homologado

Ementa

Economia como ciência social. Teoria de preços. Teoria da firma. Mercado, comercialização e abastecimento agrícola. Preços agrícolas. Mercados imperfeitos. O agronegócio brasileiro. Noções gerais de administração rural. Análise econômica da empresa rural. Planejamento da empresa rural. Gestão da qualidade. Noções de política agrícola. Noções sobre cooperativismo e associativismo. Empreendedorismo e Plano de Negócios no Agronegócio.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. É uma disciplina de formação específica (RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 132) e de formação profissional essencial (Resolução CNE/CES nº1 de 02/02/2006).

Objetivo Geral

Fornecer subsídio teórico e prático para formação de massa crítica.

Objetivos Específicos

- Passar conhecimentos na área de Matemática Financeira, proporcionando diversas aplicações na agropecuária, bem como introduzir conceitos fundamentais a serem utilizados no planejamento agrícola.
- Passar conhecimentos teóricos e aplicados na área de Microeconomia, incluindo análises de custos e preços agrícolas, inclusive em ambiente inflacionário.
- Traçar um panorama do Agronegócio no Brasil e no Mato Grosso, bem como discutir os desafios e oportunidades do Agronegócio brasileiro, levando em consideração a importância da inovação tecnológica no processo de desenvolvimento da agricultura.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas em salas de aulas com a utilização de data-show, quadro de giz ou pincel. Práticas de laboratório e/ou de campo (na Universidade ou fora dela, em Aulas de Campo oficial).

Avaliação

A avaliação da disciplina será feita de acordo com as Resoluções CONSEPE 52/94 e 27/99.
Serão três avaliações, sendo uma delas a entrega de um trabalho final, a ser feito de forma individual, incluindo a apresentação oral do mesmo ao final do semestre.
Duas entregas de resumos a respeito de textos sugeridos para leitura. Após a leitura dos textos, será feita uma discussão em sala de aula, onde a participação dos alunos na discussão irá contar ponto.
Serão feitas algumas aulas práticas no laboratório de informática, e a participação dos alunos nestas aulas irá valer pontos na média também.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso