MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ZOOLOGIA BÁSICA
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900036   Período: 20181   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRICIUS MAIA CHAVES BICALHO DOMINGOS

Status: Homologado

Ementa

Sistema de Classificação e Nomenclatura Zoológica. Morfologia dos Protozoários e dos Metazoários: Porifera; Cnidária; Platyhelminthes; Nematoda; Mollusca; Annelida; Onycophora; Arthropoda; Echinodermata; Hemicordata; Chordata

Justificativa

Desenvolver habilidades básicas de pensamento crítico sobre ciências e evolução biológica. Fornecer instrumentos para o que aluno possa identificar os principais grupos zoológicos, bem como os principais eventos evolutivos que moldaram a diversidade animal. Prover as bases do conhecimento zoológico e as suas relações com a natureza e os seres-humanos.

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes as bases filosóficas e as habilidades para utilizar um pensamento evolutivo coerente com o desenvolvimento científico corrente. Nocões básicas sistemática filogenética, sistema de nomenclatura e classificação zoológica, e uma visão geral e comparada da evolução e biologia dos principais grupos de Metazoa.

Objetivos Específicos

Desenvolver um entendimento crítico sobre ciência e evolução correlacionando-os com aspectos da biologia dos organismos. Proporcionar aos estudantes as nocões básicas para que possam caracterizar e identificar os animais dentro dos seus filos, compreendendo a diversidade de espécies e a interação destas com o ambiente. Permitir que o aluno construa uma relação entre os filos, a natureza e o ser-humano, correlacionando tais conhecimentos às suas atividades profissionais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas: abordagem dos diferentes temas pelo professor com discussa~o participativa dos alunos.
Exercícios em sala de aula: geralmente em grupo, estimulando o trabalho em equipe, de maneira a exercitar o pensamento crítico, a atividade intelectual, e habilidades de interpretação acerca dos temas desenvolvidos em sala de aula.
Exercícios em casa: de caráter individual, realizados no ambiente virtual de aprendizagem. Irão tanto abordar assuntos já estudados, em caráter de revisão e fixação, quanto estimular a leitura de assuntos que serão abordados posteriormente, facilitando a compreensão dos mesmos.
Discussão de artigos (científicos e/ou divulgação), contextualizando a Zoologia e a profissão dos estudantes.
Aulas práticas com observações de exemplares preservados.
Seminários sobre temas correntes e de importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes.

Avaliação

As avaliações serão de acordo com a Resolução CONSEPE nº 27/99. Serão feitas duas provas (P), aulas práticas em laboratório com entrega de relatórios (R), além de seminários (S) e exercícios (E). As provas (P) terão peso 5,0; os relatórios de aulas práticas (R) terão peso 2,0; os seminários (S) terão peso 2,0; e os exercícios terão peso 1,0. Os relatórios, seminários e exercícios terão valor 10,0 cada, e para a média somar-se-ão as notas de todos, dividindo-se pelo número de relatórios/seminários/exercícios (n) a serem entregues. Para o cálculo da nota final (NF) aplicar-se-á a seguinte fórmula:
NF = {(((P1+P2)/2) x 0.5) + (((R1+Rn)/n) x 0.2) + (((S1+Sn)/n) x 0.2) + (((E1+En)/n) x 0.1)}

Não haverá prova substitutiva. Provas de 2ª chamada somente com atestado médico, que deverá ser entregue de acordo com a Res. CONSEPE 27/99.

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 e frequência igual ou superior a 75% das aulas dadas (número máximo de faltas = 24 - CONSEPE 52/94).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso