MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800035   Período: 20182   Turma: AG2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ISABELLE CAROLINE ALANA DA SILVA AGUIAR

Status: Homologado

Ementa

Medidas. Cinemática. Vetores. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia cinética. Trabalho. Energia potencial. Lei da conservação da energia. Centro de massa. Momento linear. Lei da conservação do momento linear. Colisões.

Justificativa

A disciplina de Mecânica é fundamental para o curso de Agronomia por ser uma área da Ciência que estabelece modelos que buscam descrever a natureza através de leis que definem conceitos e relações entre conceitos, permitindo assim a previsão de fenômenos naturais. Tais conhecimentos permitem o planejamento de projetos ou investigações acerca de acontecimentos naturais que possibilitam o desenvolvimento da engenharia e da tecnologia, temas que afetam diretamente o desenvolvimento da Agronomia.

Objetivo Geral

Desenvolver situações de ensino que possibilitem aos alunos a compreensão da Mecânica e a capacidade de identificar os fenômenos e quantifica-los quando possível, na perspectiva de contribuir para a compreensão da ciência como atividade humana e de sua relação com a tecnologia e a sociedade.

Objetivos Específicos

Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender e aplicar os métodos de mudança de unidades e a teoria de erros para a realização de medidas e problemas;
- Compreender e aplicar operações de vetores envolvidos nos conceitos da Mecânica;
- Compreender e aplicar os conceitos de velocidade e aceleração em diferentes situações de movimento;
- Compreender o que é referencial;
- Distinguir, compreender e aplicar as Leis de Newton;
- Compreender os conceitos de trabalho e energia;
- Compreender e relacionar o momento linear com as Leis de Newton;
- Compreender e aplicar os conceitos de impulso e colisões;
- Compreender os conceitos relacionados as rotações de corpos rígidos e aplica-los.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas acerca do conteúdo programático com discussões conceituais, estratégias de resolução de problemas e exemplos. Resolução de exercícios em sala de aula e trabalhos em grupo proporcionando a discussão do conteúdo na solução de problemas. Serão utilizados recursos didáticos tais como: lousa, projetor e experimentos demonstrativos.

Avaliação

Conforme as resoluções:
- CONSEPE 63/2018 (Avaliação da aprendizagem)
- CONSEPE 52/1994 (Regulamento de Matrícula)
Serão realizadas três avaliações escritas que equivalerão a 60% da média final. Os 40% restantes serão de médias de trabalhos e listas de problemas. Da seguinte maneira:
Nota final=((N1)+(N2)+(N3))/3
Onde,
N1=(AV1)*(0,6)+[(AS1)+(L1)]*(O,4)
N2=(AV2)*(0,6)+[(AS2)+(L2)]*(O,4)
N3=(AV3)*(0,6)+[(AS3)+(L3)]*(O,4)

Sendo que,
AV1 = É a nota da avaliação referente aos tópicos 1 e 2
AS1 = É a nota das atividades em sala referentes aos tópicos 1 e 2
L1 = É a nota das listas de problemas referentes aos tópicos 1 e 2
AV2 = É a nota da avaliação referente aos tópicos 3 e 4
AS2 = É a nota das atividades em sala referentes aos tópicos 3 e 4
L2 = É a nota das listas de problemas referentes aos tópicos 3 e 4
AV3 = É a nota da avaliação referente aos tópicos 5 e 6
AS3 = É a nota das atividades em sala referentes aos tópicos 5 e 6
L3 = É a nota das listas de problemas referentes aos tópicos 5 e 6

O valor das notas será distribuído da seguinte maneira:
AV1 = AV2 = AV3, onde estes valem de 0 a 10
(AS1 + L1) = (AS2 + L2) = (AS3 + L3), onde estes resultam em valores de 0 a 10

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso