MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Zoologia
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800039   Período: 20182   Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ALINE DE OLIVEIRA LIRA

Status: Homologado

Ementa

Zoologia no contexto das ciências. Sistemática e taxonomia. Relações entre seres vivos. Protozoários. Platelmintos. Aschelmintos. Anelídeos. Artrópodes. Moluscos. Cordados.

Justificativa

A disciplina é de extrema importância para futuros engenheiros agrônomos na compreensão das interações animais nos agroecossistemas, fornecendo subsídios para a compreensão da morfologia, fisiologia e comportamento dos diferentes grupos de animais de interesse agrícola.

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes uma noção sobre o sistema de nomenclatura e classificação zoológica e uma visão geral e comparada da morfologia e alguns aspectos da biologia dos principais grupos de metazoários.

Objetivos Específicos

Fornecer instrumentos para o que aluno possa identificar os principais grupos taxonômicos zoológicos, bem como as suas relações com a natureza e o homem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas dialogadas, abordagens atuais em zoologia agrícola baseada em artigos científicos, atividades de laboratório.
Serão ministradas duas horas de aula teórica semanalmente e duas horas de aula prática.
Recursos materiais: quadro branco, data-show, instalações laboratoriais, equipamentos e reagentes pertinentes, lupas, vidraria, corantes, coleção zoológica didática.

Avaliação

Seguindo as resoluções CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/2018. A avaliação na disciplina constará de quatro atividades avaliativas: 3 provas teóricas (PT), relatórios de aula prática (RAP). As atividade avaliativas terão diferentes pesos, com nota variando entre zero a dez. MÉDIA FINAL = (1ª PT X3,0 + 2ª PT X3,0 + 3ª PT X3,0 + RAP X1,0)/10.
Provas de 2ª chamada somente com justificativa de ausência, que deverá estar de acordo com as normas vigentes na Resolução CONSEPE 63/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso