MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Metodologia e Redação Ciêntífica
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800049
Período: 20182
Turma: AG1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANDRESSA RODRIGUES DE SOUSA OLIVEIRA
Status:
Homologado
Ementa
Instrumentos básicos da produção acadêmico-científico: ler; filosofar; analisar; produzir. Etapas de um trabalho acadêmico-científico e procedimentos técnico-metodológicos: levantamento bibliográfico; documentação como método de estudo individual; análise e construção de textos; apresentação de trabalhos científicos; elaboração de referências bibliográficas.
Justificativa
A criação e desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos é algo complexo e metódico. Para tanto, se faz necessário entender a ciência moderna e toda a metodologia envolvida em seu desenvolvimento, o que torna a disciplina Metodologia e Redação Científica uma ferramenta extremamente importante para que o aluno comece a produzir trabalhos acadêmico-científicos de ótima qualidade.
Objetivo Geral
Promover conhecimentos metodológicos básicos e necessários ao desenvolvimento de trabalhos acadêmico-científicos.
Objetivos Específicos
Entender a ciência moderna e o contexto sociocultural;
Conhecer os fundamentos da metodologia científica e as normas para apresentação de trabalhos acadêmicos;
Conhecer métodos e técnicas de pesquisa e as características da comunicação científica;
Compreender o que é um projeto de pesquisa.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Serão ministradas aulas teóricas de caráter expositivo com recursos audiovisuais e multimídia. Parte das aulas serão reservadas para a realização de atividades e discussões sobre os temas abordados.
Avaliação
Seguindo as resoluções CONSEPE 52/1994 e 63/2018 será realizada a elaboração de duas atividades avaliativas, sendo um trabalho escrito, de um pré-projeto (P), compondo cinquenta por cento (50%) da média final e a apresentação do pré-projeto (AP), em sala de aula, compondo mais 50% (cinquenta por cento) da média final.
Ao final serão somadas ambas as notas e dividido por 2 (dois) sendo que a Média final deve corresponder a 5,0(cinco) pontos para o aluno estar aprovado. Além disso, o aluno deve ter 75% da presença.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso