MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Empreendedorismo (Opt)
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112800090   Período: 20182   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: MARGARIDA GARCIA DE FIGUEIREDO

Status: Homologado

Ementa

Histórico e conceitos. Inovação e empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Empreendedorismo e o empreendedor. Empreendedorismo na Graduação. Ética no empreendedorismo. Desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. Construção da rede de relações. Marketing e Análise de Mercado. Construção do plano de negócios.

Justificativa

Os conteúdos são de suma importância para que seja possível a adequada inserção do aluno em seu futuro mercado de trabalho. Além disso, abre uma possibilidade a mais para aqueles alunos que pretendem atuar de forma empreendedora. Trata-se de uma disciplina optativa (RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 140, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017), a qual fornecerá aos alunos o conhecimento de conceitos que poderão ser amplamente utilizados tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional.

Objetivo Geral

Fornecer subsídio teórico e prático para formação de massa crítica.

Objetivos Específicos

- Passar conhecimentos gerais na área de Empreendedorismo, contemplando todas as fases do processo empreendedor.
- Discutir de forma mais detalhada sobre a elaboração do Plano de Negócios, que é uma fase muito importante do processo empreendedor. Trabalhar com os principais conceitos necessários para a elaboração de um Plano de Negócios.
- Ensinar os alunos a construir um de fluxo de caixa para análise econômica de projetos, bem como trabalhar com algumas metodologias utilizadas para auxiliar na tomada de decisões em análise de investimento.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas em salas de aulas com a utilização de data-show, quadro de giz ou pincel. Práticas no laboratório de informática na Universidade. Aulas práticas para orientação na elaboração de um Plano de Negócios. Duas palestras com empreendedores de sucesso.

Avaliação

As avaliações serão realizadas conforme as resoluções CONSEPE 52/94 e CONSEPE 63/18. O aluno que atingir uma média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e uma frequência em aula de no mínimo de 75% será considerado aprovado na disciplina.
Cada aluno deverá elaborar individualmente um Plano de Negócios completo, o qual servirá como trabalho final da disciplina. A nota deste trabalho final será dividida em duas partes: uma referente à apresentação oral do Plano de Negócios e a outra referente à entrega do relatório escrito (Plano de Negócios). O trabalho será a principal forma de avaliação. Entretanto, serão realizadas algumas atividades para nota no decorrer do semestre, sendo todas relacionadas às diferentes etapas de elaboração do Plano de Negócios.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso