MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Agroecologia
Curso: Graduação Em Agronomia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400239   Período: 20182   Turma: AGN
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LAERCIO WANDERLEY DOS SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Evolução técnica das práticas agrícolas. Impactos das técnicas agrícolas sobre os recursos produtivos. Contexto dos problemas ecológicos da agricultura. Interação de fatores envolvidos no processo produtivo. Estudo de técnicas e processos produtivos poupadores de energia e recursos. Sustentabilidade ecológica da agricultura. Sistemas de produção em grandes ambientes brasileiros.

Justificativa

Segundo definição conceitual da Eco 92, “agricultura sustentável é aquela ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa, culturalmente adaptada, que se desenvolve como um processo, numa condição democrática e participativa”, o que não ocorre ainda hoje nos meios produtivos. Para o alcance da sustentabilidade em sistemas agrícolas em nível nacional, é necessário que os novos profissionais apresentem a capacidade de entenderem processos ecológicos integrados à produção agrícola, para que possam atuar como agentes modificadores do modelo atual. A prévia conscientização das problemáticas ambientais atuais advindas do setor agrícola é de suma importância para o futuro da humanidade.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos com uma base sólida dos fundamentos da agroecologia e relacioná-la com as práticas agrícolas dos agroecossistemas, permitindo que os alunos possam escolher técnicas agrícolas no sentido de melhorar a sustentabilidade do sistema de produção.

Objetivos Específicos

1) Prover aos estudantes conhecimento sobre os fundamentos da agroecologia, tornando-os capazes de discutir conceitos sobre sua relevância para a produção agrícola e conservação do meio ambiente; 2) Capacitá-los a reconhecer as diferenças entre sistemas agroecológicos e convencionais; 3) Possibilitar aos estudantes o conhecimento de técnicas sustentáveis aplicadas à agroecossistemas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será abordada por meio de aulas expositivas, estudos e discussões dirigidas. Os recursos utilizados nas aulas expositivas serão quadro branco e multimídia.

Avaliação

Três avaliações com notas atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez).
A média final será obtida de acordo com a fórmula representada abaixo:
MF = (NA1 + NA2 + NA3)/3.
De acordo com as resoluções CONSEPE 52/1994 e CONSEPE 63/2018, será considerado APROVADO o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0. E apresentar um mínimo de 75% de FREQUÊNCIA às aulas. Será considerado reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 5.0 (cinco inteiros) ou apresentar frequência às aulas inferior a 75%. NA = nota da avaliação e MF = média final.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso